Sexta-feira, 09 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Rio Grande do Sul mais com cara de inverno recebe o horário de verão à meia-noite de sábado

Compartilhe esta notícia:

Situação do Lago Guaíba ainda exige muita atenção porque o nível encontra-se extremamente alto. (Foto: Lucas Uebel/ O Sul)

O sol e o calor costumam brindar o início do horário de verão no Rio Grande do Sul. Mas, este ano, a medida chega no Estado em um clima com cara de inverno e em meio a uma semana atípica de muita instabilidade. Os gaúchos foram duramente castigados por tempestade severa, vento muito intenso e granizo, além disso, o Lago Guaíba, na Capital, subiu e o quadro ainda exige muita atenção porque o nível encontra-se extremamente alto e próximo da marca crítica de extravasamento de 3 metros.

O horário de verão terá início à meia-noite deste sábado (17), quando a população deverá adiantar os relógios em uma hora. A mudança vai durar até a meia-noite do dia 21 de fevereiro de 2016, quando os ponteiros deverão ser atrasados em uma hora.

Previsão.

Neste sábado, uma massa de ar polar atua no Estado. O dia inicia com alguma nebulosidade no Norte, mas no decorrer da manhã o tempo começa a abrir. O vento traz o ar frio e seco. Diante disso, as temperaturas não sobem muito.

O sol aparece entre nuvens em um dia agradável na Capital, mas ocorrem períodos de maior nebulosidade em que o céu pode passar a ficar nublado. Não se pode afastar a possibilidade de precipitação fraca e passageira. Durante a tarde, máximas na cidade ficam entre 17º C e 19º C.

No domingo (18), o dia começa com sol em grande parte do Estado. No decorrer do dia, áreas de instabilidade se formam principalmente entre a Campanha e o Litoral Sul e a Depressão Central. O tempo fica abafado do Centro ao Norte do Estado.

Em Porto Alegre, o sol aparece entre nuvens. A madrugada é fria com mínimas de 9º C a 11º C e a tarde será bastante agradável com máximas de 21º C a 23º C.

Na próxima semana, teremos novo episódio de instabilidade e a chuva deve voltar com intensidade.

Entenda o porquê do horário de verão.

Horário de verão permite melhor aproveitamento da luz solar. (Foto: Lucas Uebel/ O Sul)

Horário de verão permite melhor aproveitamento da luz solar. (Foto: Lucas Uebel/ O Sul)

O horário de verão visa reduzir a demanda por energia elétrica em horários de pico por meio do aproveitamento da luz solar. O Operador Nacional do Sistema Elétrico espera que a adoção da medida, que ocorre no Rio Grande do Sul e em outros nove Estados brasileiros, além do Distrito Federal, proporcione uma redução de demanda de energia no País de 2.610 megawatts, ou 4,5%. A economia prevista é da ordem de 240 milhões de reais, de acordo com o órgão.

Apesar de muitas pessoas ficarem de mau humor por ter de acordar uma hora mais cedo, a ação estimula as atividades e esportes ao ar livre. Como começa a anoitecer mais tarde, é possível aproveitar a claridade para realizar exercícios físicos mesmo depois do expediente – hábito que melhora a qualidade de vida. (Alice Klein)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Cancelada a 9ª Feira do Livro Infantil nos Parques de Porto Alegre
Ministro da Educação anuncia medidas de segurança para as provas do Enem 2015 em função das chuvas
https://www.osul.com.br/rio-grande-do-sul-mais-com-cara-de-inverno-recebe-o-horario-de-verao-a-meia-noite-de-sabado/ Rio Grande do Sul mais com cara de inverno recebe o horário de verão à meia-noite de sábado 2015-10-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar