Quarta-feira, 18 de junho de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Tecnologia Robô é criado para coletar bitucas em praia

Compartilhe esta notícia:

O robô não só limpa as areias como pode evitar que o lixo chegue às águas. (Foto: Divulgação)

Para combater o problema da sujeira nas praias a melhor solução é mesmo a educação dos e das banhistas – especialmente se pensarmos que a maior parte do lixo nas praias é formada por pontas de cigarro.

Como lamentavelmente nem sempre se pode contar com a consciência humana, dois engenheiros holandeses decidiram usar a tecnologia para para enfrentar esse dilema imundo, e criaram o BeachBot, um robô autônomo desenvolvido especialmente para retirar as bitucas das areias.

Para “ensinar” o robô a localizar e coletar os restos de cigarro nas praias os engenheiros Edwin Bos e Martijn Lukaart programaram o BeachBot com inteligência artificial da Microsoft – segundo consta, o sistema é capaz de localizar até mesmo as bitucas mais difíceis ou soterradas.

A novidade está ainda em fase de testes, em trabalho para tornar a coleta ainda mais rápida e eficaz, e utiliza câmeras para desviar de pessoas e obstáculos durante o processo, que se conclui com as garras do robô vasculhando a areia, coletando a ponta e guardando o lixo em um recipiente.

“Começamos com pontas de cigarro. Esse é o item com mais lixo do mundo”, diz Edwin Bos, co-criador do BeachBot, lembrando que, apesar de pequenas, as bitucas podem levar suas mais de 4 mil elementos químicos para os oceanos a partir das areias. “No futuro, queremos que os robôs detectem uma variedade de outros detritos”, sugeriu o engenheiro, planejando a tecnologia a ser movida por energia solar.

E para chegar a um melhor resultado e um robô mais inteligente, a novidade conta também com a participação do público – utilizando o aplicativo Trove para que fotógrafos possam enviar imagens de pontas de cigarro nas areias, a fim de ampliar o repertório da tecnologia.

A iniciativa paga 25 centavos de dólares por foto como valor simbólico, a fim de envolver os participantes no espírito comunitário que move o desenvolvimento por uma causa maior: a saúde das praias, dos mares, do planeta. Além das fotos, porém, a melhor forma de participar é mesmo evitando o problema, deixando de jogar lixo nas areias.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

Após rumores de briga, Larissa Manoela se declara para mãe: “Minha cara-metade”
Microdose de álcool diária pode evitar novo ataque cardíaco
https://www.osul.com.br/robo-e-criado-para-coletar-bitucas-em-praia/ Robô é criado para coletar bitucas em praia 2021-08-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar