Domingo, 19 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 14 de abril de 2020
Apesar de não existir um estudo que comprove quanto tempo o coronavírus Sars-Cov-2 permanece em roupas e tecidos, a recomendação dos especialistas é adotar medidas de precaução: quando chegar em casa, é importante retirar a roupa utilizada na rua e não misturar com as demais.
Em caso de uma eventual contaminação, a separação evita que o vírus transite de uma superfície para outra. Segundo informações do Grupo Multidisciplinar para Enfrentamento da Covid-19, criado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sempre quando chegar da rua é recomendado que todas as roupas sejam trocadas imediatamente. A roupa e o calçado deve ser retirado na chegada em casa, para não circular com o sapato sujo.
É necessário também lavar ou separar as peças usadas em um local apropriado antes que ela seja reutilizada. Não é recomendado guardar as roupas usadas junto com outras peças.
Segundo Renato Kfouri, infectologista e presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). A maioria dos desinfetantes e produtos para a lavagem de roupas são eficazes para higienizar roupas. “Os desinfetantes líquidos que a gente usa na limpeza do dia a dia são extremamente capazes de limpar e eliminar os resquícios de vírus de roupas e objetos.”
O professor Júlio Borges, do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos, explica que roupas que são suspeitas de estarem infectadas devem ser desinfetadas com água e sabão e, de preferência, lavadas com água quente.
“Quando você coloca uma roupa para lavar, a limpeza depende da ação do sabão, de suas propriedades e da água levar a sujeira embora. O poder desinfetante vai depender da quantidade de sabão, do tempo de molho e, principalmente, do sabão alcançar onde está a sujeira, no caso, o vírus. Para o caso de vírus, a recomendação é que a roupa utilizada para fora da casa seja lavada em separado”, afirma Borges.
Borges, explica que se algum dos elementos que efetivam a ação do sabão estiver em falta – pequena quantidade de sabão ou pouco tempo de molho – o vírus pode permanecer na roupa, ou passar para outra, caso não seja lavado em separado.