Domingo, 13 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul RS busca apoio em Brasília para a construção de três pontes na divisa com a Argentina

Compartilhe esta notícia:

Projeto abrange estruturas em Itaqui, Porto Mauá e Tiradentes do Sul. (Foto: Freepik)

A cooperação entre Brasil e Argentina para a construção de três novas pontes ligando municípios gaúchos ao país vizinho esteve na pauta de uma reunião entre o vice-governador Gabriel Souza, e representantes dos dois países. Os anteprojetos de engenharia das obras contarão com financianento estadual pelo Executivo do Rio Grande do Sul.

No foco estão estruturas de ligação entre Itaqui (RS) a Alvear (Província de Corrientes), Porto Mauá (RS) a Alba Posse (Província de Misiones) e Tiradentes do Sul (RS) a El Soberbio (Província de Misiones).

Participaram do encontro a embaixadora brasileira Gisela Padovan, secretária de América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores, a secretária gaúcha Danielle Calazans (Planejamento, Governança e Gestão) e seu adjunto Bruno Silveira. Eles deram prosseguimento a tratativas sobre o plano, que envolve uma antiga demanda de moradores, empresários e líderes regionais de ambos os lados da fronteira binacional.

Desenvolvimento econômico

De acordo com Gabriel Souza, a iniciativa representa uma oportunidade de fortalecer a integração regional e promover o desenvolvimento econômico das fronteiras:

“Nossa intenção é garantir estudos técnicos sólidos, necessários a um avanço seguro e de forma estratégica. O governo estadual já contratou a Caixa Econômica Federal para elaborar os termos de referência ao processo licitatório de contratação dos anteprojetos de engenharia, que serão financiados pelo Estado”.

Ele ressaltou, ainda, o fato de já terem sido realizados encontros com os governadores das províncias argentinas envolvidas, Misiones e Corrientes. O objetivo foi facilitar e qualificar o intercâmbio de informações técnicas, além de planejar visitas presenciais às localidades propostas para instalação das estruturas. As visitas devem começar nos próximos dias, com o envio de equipes.

Interesse estratégico

O vice-governador solicitou o apoio do Ministério das Relações Exreriores para articulação com o governo argentino, no sentido de viabilizar a cooperação institucional necessária à continuidade das tratativas e à efetivação dos projetos. “A construção dessas pontes é uma questão de interesse estratégico de nossas regiões e exige uma atuação conjunta entre os governos”, reiterou.

Também detalhou as ações já realizadas, que incluem reuniões com os governadores das províncias de Corrientes e Misiones e prefeitos locais, bem como envio de ofícios aos Ministérios brasileiros dos Transportes, Planejamento e Relações Exteriores. Na lista também consta uma visita à Embaixada da Argentina no Brasil.

Porto Mauá–Alba Posse

Gabriel aproveitou o encontro para solicitar apoio na articulação com o governo argentino para viabilizar a implantação de uma Área de Controle Integrado (ACI) entre Porto Mauá e Alba Posse. Conforme dados da prefeitura de Porto Mauá, há um fluxo intenso entre as duas cidades, com aproximadamente 94 mil veículos e 128 mil pessoas em 2024, o que evidencia a relevância da integração para a mobilidade regional.

“A criação da ACI permitiria a atuação conjunta dos órgãos de controle aduaneiro, migratório, sanitário e de transporte, possibilitando uma única parada para os veículos, o que reduziria custos e aumentaria a eficiência do transporte e do turismo na fronteira”, finalizou.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Assembleia Legislativa deve votar 12 projetos do governo gaúcho nos próximos dias
Incêndio em silo de soja causa desabamento parcial da estrutura na BR-116, em Arroio Grande
https://www.osul.com.br/rs-busca-apoio-em-brasilia-para-a-construcao-de-tres-pontes-na-divisa-com-a-argentina/ RS busca apoio em Brasília para a construção de três pontes na divisa com a Argentina 2025-07-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar