Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Rússia reivindica na ONU mais de 1 milhão de quilômetros quadrados do oceano Ártico

Compartilhe esta notícia:

Território poderia dar a Moscou o acesso a 4,9 bilhões de toneladas de hidrocarbonetos. (Foto: Reprodução)

A Rússia apresentou nessa terça-feira ante a ONU (Organização das Nações Unidas) um pedido oficial para reivindicar sua soberania sobre mais de 1 milhão de quilômetros quadrados do Ártico, considerando que anos de pesquisas provam seu direito aos ricos depósitos de minerais que existem sob esse oceano. O pedido formal apresentado à Comissão de Limites da Plataforma Continental da ONU estipula que, conforme pesquisas científicas, o país tem direito a 1,2 milhão de quilômetros quadrados adicionais da plataforma ártica.

Este território incluiria o Polo Norte e pode dar a Moscou o acesso a 4,9 bilhões de toneladas de hidrocarbonetos, de acordo com as estimativas do governo. O Ártico se tornou palco de tensões internacionais, com vários Estados exigindo sua soberania sobre o fundo do mar, que acredita-se que seja rico em minerais e hidrocarbonetos. As atuais leis internacionais dizem que um país tem privilégios econômicos exclusivos sobre a placa situada em um raio de 200 milhas náuticas ao redor de sua costa.

Expedições
Na requisição da Rússia estão incluídas as cristas de Mendeleyev e de Lomonósov, também reivindicadas por Dinamarca e Canadá. Moscou argumenta que ambas dorsais oceânicas, assim como o Polo Norte, formam parte do continente euroasiático. O país exigiu o território pela primeira vez em 2001, mas a ONU solicitou a apresentação de provas científicas de sua reivindicação. Desde então, os investigadores russos realizaram várias expedições no Ártico, a última delas em outubro.

(AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Presidente da Câmara dos Deputados contesta Sérgio Moro e diz que juiz federal o investigou diretamente
Dólar passa a barreira dos 3 reais e cinquenta centavos e fecha em alta pelo sexto dia
https://www.osul.com.br/russia-reivindica-na-onu-mais-de-1-milhao-de-quilometros-quadrados-do-oceano-artico/ Rússia reivindica na ONU mais de 1 milhão de quilômetros quadrados do oceano Ártico 2015-08-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar