O Dia das Bruxas é uma festa típica que acontece desde o século 18, muito popular nos Estados Unidos. Hoje em dia, é celebrado em diversos outros países do mundo, inclusive o Brasil, onde hábitos como o de ir de porta em porta atrás de doces, enfeitar as casas com adereços “assustadores” e participar de festas a fantasia vêm se tornando mais comuns.
O Halloween é o maior feriado não cristão dos Estados Unidos. Em 2010, superou tanto o Dia dos Namorados e a Páscoa como a data em que mais se vende chocolates. Ao longo dos anos, foi “exportado” para outros países, entre eles o Brasil. Por aqui, desde 2003, também se celebra neste mesma data o Dia do Saci, fruto de um projeto de lei que busca resgatar figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao Dia das Bruxas.
O festival tem diferentes finalidades: celebra os mortos ou a época de colheita e marca o fim do verão e o início do outono no hemisfério norte. Ao mesmo tempo, vem ganhando novas formas e dado a oportunidade para que adultos brinquem com seus medos e fantasias de uma forma socialmente aceitável. Ele permite subverter normais sociais como evitar contato com estranhos ou explorar o lado negro do comportamento humano. Une religião, natureza, morte e romance. Talvez seja este o motivo de sua grande popularidade. Confira alguns destaques mundias em fantasias para este ano.
Um vídeo em que uma criança aparece vestida como um mini Pablo Escobar em uma festa de Halloween está gerando polêmica nas redes sociais. Nas imagens, o menino se aproxima de um grupo de adultos com o típico bigodinho daquele que foi um dos mais notórios chefes do narcotráfico colombiano, uma arma em uma das mãos e, na outra, uma pasta com dinheiro saindo pelas frestas. (Foto: Reprodução)
Um escultor norte-americano optou por uma matéria-prima nada convencional! Ao invés da madeira, Jon Neill resolveu explorar abóboras e deixá-las ainda mais a cara do Halloween. Detalhistas, realistas e -na maioria das vezes- assustadoras, as obras são expostas em um perfil no Instagram (@jon_neill), com mais de 2.900 seguidores.
A foto de uma menina e seu cãozinho vestidos como a Bela e a Fera, do clássico conto infantil, viralizou na internet após ser postada na página da polícia do condado de Polk (EUA). Sentada no degrau de uma escada, a menina aparece usando o vestido amarelo da princesa ao lado de um cãozinho vestido como Fera. Os dois ainda levam um balde para pedir doces.
Uma festa de Halloween nas Filipinas contou com a presença de diversos cães fantasiados junto com os donos. Esse pinscher ganhou até asas para participar da festa. (Foto: Reprodução)
País atingiu 200 mil mortes pelo novo coronavírus. Autoridades de saúde sugerem concursos virtuais de fantasia e entrega a distância de doces. (Foto: Reprodução)
O americano Royce Hutain, que vive na Califórnia, se inspirou no fenômeno climático El Niño para criar uma fantasia de Halloween para a filha. A pequena Zoey, de três anos, aparece usando na cabeça uma espécie de chapéu no formato de uma grande nuvem bastante realista, com relâmpagos e chuva. Para o efeito dos relâmpagos, o pai usou 98 luzes de LED. Para “fazer chover”, ele criou um sistema que suga a água de uma garrafinha, que a menina leva na mochila e pode ser acionado por um interruptor escondido. (Foto: Reprodução)
Uma dupla de publicitários aproveitou o Dia das Bruxas para fazer um protesto inusitado contra a corrupção no Brasil: disponibilizar para download modelos de máscaras de políticos brasileiros. Segundo o site do Movimento Halloween, fantasias de bruxa, vampiro e lobisomem já não assustam mais. Há máscaras de Eduardo Cunha, José Sarney e Nestor Cerveró, entre outros. (Foto: Reprodução)
Um boneco colocado de bruços no quintal da frente de uma mulher em Detroit, no Michigan (EUA), como uma brincadeira de Halloween, acarretou em repetidas visitas da polícia. Larethia Haddon contou que a polícia apareceu três vezes no primeiro dia em que ela começou a travessura. Haddon revelou que coloca o boneco virado para baixo em um local diferente de seu quintal todas as manhãs e assiste as reações das pessoas que passam por lá, enquanto bebe café. (Foto: Reprodução)
Pai e filha postaram fotos na internet utilizando uma fantasia “de arrepiar” para o Dia das Bruxas. Segundo o site do jornal britânico Mirror, a fantasia criada não representa nada em específico e foi inspirada por uma mistura de coisas que dão medo. (Foto: Reprodução)
Ryan Scott Miller desenvolveu uma fantasia de Halloween especial para que o filho, Jeremy, que é cadeirante, possa recolher os doces no bairro em que vive. O pai postou um vídeo nesta semana mostrando a transformação do artefato em uma nave do filme “Star Wars”. A embarcação tem logotipos da Aliança Rebelde, canhões de laser e capacete. (Foto: Reprodução)
A tartaruga Grandma, que tem entre 130 e 140 anos, comemorou, nesta semana, o Halloween com um café da manhã de abóbora no zoo de San Diego, na Califórnia (EUA). Grandma é natural do arquipélago de Galápagos, no Equador. (Foto: Reprodução)
A marca americana de fantasias Costumeish lançou uma novidade um tanto controversa para o Halloween 2015: uma fantasia de Walter Palmer, o caçador que matou o leão Cecil.A fantasia inclui um avental de dentista ensanguentado, um par de luvas também respingadas de sangue e uma cabeça de leão.
Outra opção de fantasia é a “vingança do leão Cecil”. (Foto: Reprodução)