Quarta-feira, 27 de maio de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Agro Safra gaúcha de arroz atinge 7,2 milhões de toneladas

Compartilhe esta notícia:

Dados foram apresentados nesta quarta pelo Instituto Rio Grandense do Arroz.

Foto: Fernanda Pinheiro/Irga

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) apresentou nesta quarta-feira (26) os dados sobre a safra de arroz 2022/2023. No estado, a produção foi de 7.239.985 toneladas e a produtividade de 8,79 t/ha em área semeada de 839.972 hectares.

Essa é a segunda maior produtividade já alcançada pelo arroz gaúcho, sendo superada apenas pela safra 2020/2021, que atingiu 9,01 t/ha. As cultivares Irga foram as mais utilizadas, alcançando 64,5% do total. No ranking, a IRGA 424 RI representou 54,3% do total e a IRGA 431 CL ficou em terceiro, com 9,2%.

A autarquia também divulgou dados sobre soja e milho em áreas de arroz. Nesta safra, a soja atingiu 506 mil hectares de produção, a maior marca já registrada em 14 anos de levantamento. A produtividade ficou em 2,58 toneladas por hectare no Rio Grande do Sul. 

O milho em terras baixas alcançou produção de 71.998 toneladas e produtividade de 6,51 t/ha nesta safra. Essa é a primeira vez que o milho aparece no levantamento final da autarquia.

Participaram da apresentação o presidente do Irga, Rodrigo Machado; a diretora técnica Flávia Tomita; o diretor administrativo Cláudio Cava; o diretor comercial Ailton Machado; o produtor rural e conselheiro fiscal da Federarroz, Volzear Longaray Júnior; e a meteorologista e consultora do instituto Jossana Cera. A apresentação ocorreu no auditório da sede administrativa da entidade.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Agro

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Governo federal faz ajustes em programas de concessão de crédito rural
Governador gaúcho participa da abertura da Expo Rural, em Buenos Aires
Pode te interessar