Domingo, 19 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 9 de julho de 2019
Duas semanas após seu início oficial, o inverno começou a dar as caras de forma mais intensa. E é só o clima esfriar um pouco que o corpo já começa a sentir preguiça. Mas a vontade de ficar na cama o dia todo é normal nesta época do ano.
“Nosso metabolismo no inverno fica mais acelerado visando aquecer o corpo e com isso nosso apetite aumenta com o objetivo de repor as calorias perdidas. Ou seja, o corpo gasta mais energia, o que leva a essa sensação de preguiça”, explicou a médica Ana Cristina Belsito.
E é justamente de manhã, momento que muitas vezes precisamos ser ágeis para sair de casa sem atrasos, que a preguiça bate forte. “Nosso corpo funciona à base de luz. No inverno, temos dias mais escuros, menos luminosos, logo tendemos a ter mais preguiça, sono e desânimo com mais frequência”, comentou Gabriel Calabria, médico endocrinologista e metabologista.
É a mudança no metabolismo diante das temperaturas mais baixas que desperta nas pessoas a vontade de comer refeições mais calóricas. Para fugir dessa tentação e evitar os quilinhos a mais, a dica é apostar nas sopas quentinhas. Como forma de sobremesa, vale experimentar frutas cozidas no micro-ondas com canela.
“No inverno, observamos o crescimento de casos de aumento de colesterol, glicemia e obesidade. Isso ocorre pela ingestão de alimentos gordurosos, carboidratos refinados e diminuição da atividade física”, alertou Henrique Passos, endocrinologista e ortomolecular.
Veja abaixo formas de evitar a preguiça:
Pratique atividade física
No começo, é difícil, mas depois dos primeiros minutos você passará a se sentir bem. Faça um alongamento, por exemplo. O desafio é começar, mas a recompensa é boa.
Durma bem
Se sua noite de sono não for reparadora, a chance de sentir preguiça durante o dia é grande. Um adulto precisa de 7 a 8 horas de sono.
Abra as cortinas
O corpo desperta com a luminosidade. Ao acordar, abra as cortinas e deixe a claridade do dia entrar em casa.
Corra para o sol
Além de ajudar a despertar, a luz solar também vai aquecer. Sempre que o sol aparecer, aproveite cada momento.
Coma bem
Não exagere nas comidas mais pesadas, pois elas tendem a deixar o corpo mais preguiçoso. Invista em sopas de legumes e outras comidas leves e quentes nesta estação mais fria do ano.