Quinta-feira, 29 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 10 de novembro de 2020
Antes de escolher um hotel ou optar por um restaurante para jantar durante uma viagem, ler o que outros usuários escreveram em sites é comum e até recomendado por especialistas para não cair em ciladas. Uma pesquisa da consultoria americana Dimensional Research realizada em 2015 mostrou que 90% dos entrevistados são influenciados por um comentário positivo.
Com isso, casos em que empresas compram “avaliações falsas” para impulsionar a frequência e o consumo de seus serviços e produtos são mais comuns do que se imagina. Segundo a consultoria inglesa BrightLocal, estima-se que 20% das avaliações sejam falsas e que 79% dos consumidores já tiveram contato com elas.
Então, como saber se aquele comentário positivo de uma casa de hospedagem ou de um restaurante é verdadeiro? Os sites Proteste e Tripadvisor listam alguns dos principais cuidados e dicas na hora de identificar possíveis fraudes. Segundo o advogado especialista em crimes digitais André Peçanha, a dica geral é observar sempre o “excesso”:
“Elogios demais, especialmente em cima de características banais, ou que em geral não costumam ser elogiadas. Outra dica também é ver se há uso do nome completo do produto ou uso de umas palavras muito repetidas, que pode ser uma tentativa de usar palavras-chave para conseguir mais buscas na internet.”
Veja as principais dicas para evitar cair em fraudes:
Observe padrões
Na página da empresa, há muitas avaliações com termos e adjetivos parecidos e até elogios aos mesmos pontos? Desconfie.
Crítica negativa
Veja também se as críticas negativas a um produto estão comparando-o com outro. Esse padrão é comum em comentários e avaliações falsos, já que é incomum que usuários, ao reclamar de algo, indiquem outra empresa.
Atenção à data
Há avaliações muito perto das datas de inauguração? Em geral, quando uma empresa compra as avaliações falsas, elas são todas feitas em um curto período de tempo. Portanto, observe se não há um excesso de comentários em um período apertado de tempo.
Tem feriado?
Outra dica é observar se as postagens são programadas um pouco antes de datas de viagens, como grandes feriados, quando hotéis e restaurantes sabem que as pessoas têm maior probabilidade de buscá-los.
Perfis
Investigue os perfis dos autores das avaliações. Veja se são verificados (cada site tem uma forma de verificar, mas, em geral, são sinalizados com um botão de “check” ao lado do nome). Pesquise se a imagem de identificação do perfil se parece com alguma retirada de banco de imagens.
Leia
Em geral, quando um usuário real está satisfeito, a probabilidade de ser específico e detalhado naquilo que gostou é grande. Um bom sinal de avaliação verdadeira é quando há algum relato pessoal, de uma situação inusitada ou especial.
Diversifique
Pode parecer óbvio, diz Peçanha, mas muita gente, por comodidade ou hábito, busca hospedagens, por exemplo, sempre no mesmo lugar. A dica é não fazer todas as pesquisas em um único site.
Teve resposta?
Quase tão importante quanto os comentários são as respostas das empresas, que demonstram que a companhia está realmente atenta aos usuários e, provavelmente, não “comprou” as avaliações.