Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Viagem e Turismo Saiba quais são os voos domésticos sem escala mais longos do Brasil e do mundo

Compartilhe esta notícia:

Rota Boston-Honolulu, da Hawaiian Airlines é o voo doméstico sem escala mais longo dos EUA. (Foto: Divulgação)

Na última semana, a Azul anunciou que irá operar o voo doméstico mais longo da história do Brasil. Cerca de 3,2 mil quilômetros separam Campinas de Boa Vista, a capital de Roraima, a única do País totalmente localizada no Hemisfério Norte. O trajeto, que será feito em quatro horas e cinco minutos, superará a atual ligação sem escalas mais longa em território nacional, entre Recife e Porto Alegre, com pouco mais de 2,9 mil quilômetros, também da Azul.

Mas quão longo é esse voo se comparado a outras frequências domésticas mundo a fora. Como será, por exemplo, cruzar países igualmente continentais, com Rússia, Estados Unidos, China, Canadá e Austrália?

Quando se pergunta qual é o voo doméstico sem escalas mais longo do mundo, americanos dizem que é o entre Boston e Honolulu. Já os franceses afirmam que é o de Paris para as Ilhas Reunião, no Oceano Índico. Em ambos os casos, são voos de mais de oito mil quilômetros de distância e mais de dez horas de duração, em média.

Cerca de 8,2 mil quilômetros separam Boston, na Costa Leste dos Estados Unidos, de Honolulu, no Havaí. Apesar de boa parte dele acontecer no espaço aéreo internacional, no Oceano Pacífico, trata-se de um voo doméstico, operado pela Hawaiian Airlines. No sentido oeste, são 11h35m de duração. No inverso, 9h30m. Honolulu recebe voos diretos quase tão longos também de Nova York, Washington DC, Atlanta e Detroit.

Localizada no sul do Oceano Índico, as ilhas Reunião são um dos territórios ultramarinos franceses, que, apesar de certa autonomia administrativa, fazem parte politicamente do estado europeu. Portanto, quem embarca em Paris e, 11h05m depois desembarca na tropical Saint Dennis, a 9.348 quilômetros de distância, pode dizer que não saiu do país — apesar de ter atravessado boa parte da Europa e da África. Essa rota é operada pelas companhias Air Austral, Air France, FrenchBee e Corsair.

A França não é o único a contar com territórios ultramarinos em paraísos tropicais. Os Países Baixos também têm seus “puxadinhos” no Caribe. Entre eles estão Aruba, Bonaire e Curaçao, as chamadas “Ilhas ABC”, distantes cerca de 7,8 mil quilômetros de Amsterdã, e servidos com voos sem escalas da KLM.

Se não considerarmos as viagens para territórios distantes, em que é preciso entrar no espaço aéreo internacional ou cruzar diversos países, os voos domésticos diretos mais longos do mundo, claro, se encontram no país com a maior extensão territorial, a Rússia.

Quem já jogou “War” pode logo imaginar que o voo Moscou-Vladivostok ocuparia o primeiro lugar no pódio das rotas aéreas mais longas do país. Mas seus 6.422 quilômetros de distância garantem apenas a medalha de bronze.

Há outros dois destinos a partir da capital russa ainda mais longe, com voos sem escalas: Yuzhno-Sakhalinsk (ao norte do Japão), a 6.662 quilômetros, e Petropavlovsk-Kamchatsky (quase no Estreito de Bering, que separa a Sibéria do Alasca), a 6.802 quilômetros, em voos de mais de oito horas de duração..

No Canadá, o voo interno sem escalas mais longo é o que conecta Halifax, na Nova Escócia, estado mais oriental do país, a Vancouver, na Colúmbia Britânica, na costa do Pacífico. São 4.426 quilômetros, superados em 6h50m pelos aviões da Air Canada e West Jet. Outro voo costa-a-costa de fôlego é o entre Perth (oeste) e Gold Coast (leste), o maior voo direto dentro da Austrália, com 3.633 quilômetros.

Na China, nenhum voo doméstico sem escalas é tão longo quanto o entre Harbin, no nordeste do país, quase na fronteira com a Rússia, e Sanya, na paradisíaca Ilha de Hainan, popular destino turístico quase no Sudeste Asiático. São 3.476 quilômetros. A Indonésia tem um quase tão longo, entre a capital Jacarta e Jayapura, separadas por 3.077 quilômetros.

No Brasil

Se houvesse um voo entre Porto Alegre e Boa Vista que não parasse em São Paulo, Rio ou Brasília, ele certamente apareceria entre os mais longos do planeta. Afinal, a distância entre a capital mais austral e a mais setentrional do País é de cerca de cinco mil quilômetros.

Por enquanto, o voo doméstico direto mais longo do Brasil é o que conecta Porto Alegre a Recife, pela Azul. São 2.955 quilômetros, percorridos em cerca de 4h20m.

O recorde será quebrado a partir de 1º de dezembro, pela própria Azul, com a operação entre o aeroporto de Viracopos, em Campinas, e Boa Vista, a capital de Roraima. Serão cerca de 3,2 mil quilômetros e a previsão é que os voos, feitos a bordo dos modernos A320neo, tenham 4h05m de duração.

A Azul também tem voos diretos entre Recife e Manaus (2.835 quilômetros de distância), com cerca de 3h30m de duração. Praticamente o mesmo tempo de viagem dos voos Manaus-Rio de Janeiro (2.848 quilômetros), que são os mais longos dentre os oferecidos por Gol e Latam.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Viagem e Turismo

Diabetes: 6 mitos e verdades sobre a doença
Câmera de cinema na prática: veja filmes da Apple gravados com iPhone 13
https://www.osul.com.br/saiba-quais-sao-os-voos-domesticos-sem-escala-mais-longos-do-brasil-e-do-mundo/ Saiba quais são os voos domésticos sem escala mais longos do Brasil e do mundo 2021-09-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar