Domingo, 25 de Outubro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
21°
Cloudy

Geral Saiba qual é a melhor hora para malhar em casa

Compartilhe esta notícia:

A escolha de um horário para manter uma rotina caseira de treino deve levar em consideração fatores físicos e mentais. (Foto: Reprodução)

Qual é a melhor hora para malhar em casa? Manhã, tarde ou noite? Os motivos que levam uma pessoa a escolher um horário para treino podem ser vários. Às vezes é uma questão de ter mais disposição em determinado período do dia, em outros casos a escolha é feita com base na rotina, por ser o único momento que a pessoa tem disponível.

Cada horário tem seus “prós” e “contras”, com os quais é preciso saber lidar para obter melhores resultados nos treinos e também para não prejudicar a própria saúde. Diante disso, veja abaixo possíveis vantagens e desvantagens em cada período do dia:

Manhã

Prós: Alto nível hormonal; maior disposição para o resto do dia; proveitoso para os que desejam realizar atividades aeróbicas, como correr, pedalar ou nadar, pois ajuda a manter o metabolismo acelerado e o corpo mais ligado e alerta durante todo o dia; exercícios de força também são beneficiados pelo fato de os níveis de insulina e cortisol serem mais altos pela manhã.

Contra: Temperatura corporal mais baixa.

Tarde

Prós: Maior nível de adrenalina e temperatura corporal mais alta, ideal para exercícios de força e hipertrofia; equilíbrio máximo das funções físicas e mentais no fim da tarde.

Contra: Menos energia perto do meio-dia.

Noite

Prós: Alta coordenação motora e resistência física; melhor performance dos pulmões; pode ajudar a ter um sono mais tranquilo, dependendo da pessoa.

Contras: Metabolismo começa a desacelerar em preparação para o período de sono; pode prejudicar o sono, dependendo da pessoa.

Orientações gerais

Apesar das vantagens e desvantagens de cada período, o ideal é se manter em movimento e realizar as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) de um mínimo de 150 minutos de atividade moderada ou 75 minutos de atividade intensa por semana.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Yin Yoga: saiba tudo sobre a yoga lenta
Saiba como se proteger das tentativas de clonagem do seu celular
Deixe seu comentário
Pode te interessar