Quarta-feira, 07 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Salman Rushdie, autor de “Versos satânicos” e jurado de morte pelo Irã, é esfaqueado por homem nos Estados Unidos

Compartilhe esta notícia:

Um vídeo postado em redes sociais mostra pessoas correndo para socorrer Rushdie no palco.

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Rushdie passou por cirurgia após ser esfaqueado e pode perder um olho. (Foto: Reprodução)

O escritor britânico Salman Rushdie, autor do livro “Versos satânicos” e jurado de morte do Irã na década de 1980, foi atacado nesta sexta-feira (12) quando estava prestes a dar uma palestra em Chautauqua, no Estado de Nova York. A polícia local informou que Rushdie foi aparentemente esfaqueado no pescoço por um homem que, segundo testemunhas, correu para o palco e cometeu a agressão no momento em que o escritor era apresentado.

Segundo a agência de notícias Associated Press, Rushdie, de 75 anos, levou entre dez e 15 facadas. Ele foi levado em helicóptero a um hospital local, e o autor do ataque foi detido por policiais que estavam no evento e está sob custódia, ainda de acordo com a polícia.

Além de Rushdie, Ralph Henry Reese, que o entrevistaria no evento, sofreu ferimentos leves no pescoço, foi encaminhado a um hospital e já recebeu alta médica. Em uma declaração enviada ao The New York Times por e-mail, Reese chamou Rushdie de “um dos grandes defensores da liberdade de expressão e liberdade de expressão criativa”.

“O fato de que esse ataque possa ocorrer nos Estados Unidos é indicativo das ameaças a escritores por parte de muitos governos, de muitos indivíduos e de organizações”, acrescentou.

O agressor invadiu o palco da Chautauqua Institution e começou a socar ou esfaquear Rushdie enquanto ele estava sendo apresentado no evento. O autor caiu no chão, e o homem foi contido. Um vídeo postado em redes sociais mostra pessoas correndo para socorrer Rushdie no palco do evento imediatamente após a agressão.

A polícia de Nova York identificou o responsável por atacar o escritor como Hadi Matar, um homem de 24 anos de Fairview, em Nova Jersey. Segundo a polícia, a motivação do crime não foi ainda esclarecida. A informação foi dada em entrevista coletiva realizada em um prédio da polícia de Nova York, em Jamestown, onde o suspeito era mantido preso.

As autoridades também informaram que trabalham para conseguir mandados de busca contra o suspeito. No fim da tarde desta sexta, policiais bloquearam os arredores da esquina da Morningside Avenue com a 7th Street, em Nova Jersey. O endereço é atribuído a Matar. Segundo a polícia, o caso é acompanhado pelo FBI, que ajuda nas investigações.

Rushdie passou por uma cirurgia ainda nessa sexta. De acordo com seu agente nos Estados Unidos, Andrew Wylie, o autor respira por meio de ventilação mecânica e não consegue falar. “As notícias não são boas”, disse o agente, em mensagem enviada ao The New York Times.

“Salman provavelmente perderá um olho; os nervos de seu braço foram cortados; e seu fígado foi esfaqueado e ferido”, acrescentou Wylie.

Fatwa

O livro “Versos satânicos” foi proibido no Irã em 1988, pois muitos muçulmanos o consideram uma blasfêmia. Um ano depois, o falecido líder do Irã, o aiatolá Ruhollah Khomeini, emitiu uma fatwa, ou edito, pedindo a morte de Rushdie.

O Irã também ofereceu mais de US$ 3 milhões (cerca de R$ 15 milhões) em recompensa para quem matar Rushdie.

Teerã assegurou em 1998 que a fatwa não seria aplicada. Mas o sucessor de Khomeini declarou em 2005 que Rushdie era um apóstata e que poderia ser morto impunemente. E o governo do conservador Mahmoud Ahmadinejad declarou em 2007 que a fatwa ainda era válida.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Prefeitura de Porto Alegre escuta demanda de migrantes neste sábado
Supremo dá cinco dias para governo federal se manifestar sobre possível convocação de policiais militares pelas Forças Armadas
https://www.osul.com.br/salman-rushdie-autor-de-versos-satanicos-e-jurado-de-morte-pelo-ira-e-esfaqueado-por-homem-nos-estados-unidos/ Salman Rushdie, autor de “Versos satânicos” e jurado de morte pelo Irã, é esfaqueado por homem nos Estados Unidos 2022-08-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar