Quinta-feira, 08 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 13 de dezembro de 2020
Sem alarde, a Samsung Electronics disponibilizou na loja de aplicativos do Google o app Samsung GameDriver. Como o nome já diz, trata-se do software de controle do processador de vídeo integrado nos celulares da marca, neste caso apenas das linhas Galaxy S20 e Galaxy Note 20.
Prática comum nos computadores, sejam desktops ou notebooks, os drivers de vídeo têm a importante função de adicionar melhorias de desempenho e otimizações para jogos, além de corrigir problemas de compatibilidade com periféricos e novos lançamentos. A descrição do app na Play Store resume bem:
“Drivers de jogo para permitir a melhor experiência de jogo com desempenho gráfico aprimorado em dispositivos Galaxy”
No histórico de versão, o lançamento inicial do GameDriver cita melhoria no suporte aos games Black Desert, Fortnite e Call of Duty: Mobile. A observação destaca que o app continuará a receber atualizações para novos games.
O aplicativo está disponível em duas versões, dependendo do processador usado no celular. Para os modelos vendidos nos Estados Unidos, equipados com a CPU Snapdragon 865, a Samsung oferece o pacote Adreno (nome da GPU da Qualcomm).
Para as versões globais dos celulares — incluindo o Brasil —, a Samsung disponibiliza o pacote GameDriver — Mali (em referência à GPU Mali-G77 usada no chip Exynos 990).
A opção da Samsung de oferecer os drivers pela Play Store é um tanto curiosa, já que a empresa poderia simplesmente incluí-los na atualização mensal do sistema operacional oferecida aos aparelhos.
Geração gamer
Um ano atrás, durante o lançamento o processador Snapdragon 865, a Qualcomm anunciou a iniciativa Snapdragon Elite Gamer, com atualizações regulares dos drivers para a GPU Adreno, já aproveitadas por fabricantes como Xiaomi, Oppo e outras.
Pelo visto, a Samsung conseguiu convencer a britânica ARM — agora subsidiária da Nvidia, fabricante dos processadores gráficos GeForce — a fazer o mesmo. Segundo a fabricante sul-coreana, o Google também colaborou com o lançamento, que deve incluir suporte a novos jogos “em breve”.
Vazamento
Sem nenhum sinal de lançamento próximo, o Galaxy S21+ já foi mostrado em vídeo por um canal no YouTube. O novo topo de linha da Samsung aparece realizando o teste de desempenho Geekbench, além de mostrar parte do visual no celular.
O modelo exibido no vídeo apresenta o visual já visto em renderizações e até no teaser vazado recentemente. A tela, como já revelado em boatos, não se estende pelas laterais do celular (característica chamada de tela curva ou “edge”). Já a traseira conta com o novo visual para o módulo de câmera, também já mostrado em outros vazamentos.
Apesar do cuidado para esconder informações que pudessem identificar o aparelho, a personalização One UI indica que o celular está em Dania Beach, na Flórida (Estados Unidos). Por sinal, o modelo é identificado como SM-G996U, indicando se tratar da versão norte-americana (U) do Galaxy S21+ (o modelo básico deve receber o número final “1”, enquanto o S21 Ultra deve adotar o codinome G998, seguindo a nomenclatura atual da marca).
O youtuber revela que o desempenho da câmera do Galaxy S21+ não é fantástico, mas não forneceu imagens para avaliação. Mesmo assim, por se tratar de um protótipo, é comum que as fabricantes aprimorem a qualidade de processamento de imagem até o lançamento — e muitas vezes até posteriormente.
No Geekbench, o modelo registra 1.115 pontos no teste de um núcleo de CPU e 3.326 pontos no teste de múltiplos núcleos. A pontuação coincide com um teste realizado no dia 3 de dezembro, com o modelo SM-G996U rodando o sistema Android 11 com um processador Qualcomm não identificado.