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Porto Alegre Samu: 43% das ligações revertem em atendimento no mês de julho

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É possível acionar o serviço pelo aplicativo Chamar 192 no celular

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Ao entrar em contato, é importante saber que o Samu atende situações de risco de vida (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

Em julho, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) registrou 17.335 ligações recebidas – destas, 43,5% se confirmaram atendimentos, totalizando 7.541 chamados.

Os outros 56,5% dividiram-se em pedidos de informação fora do contexto de urgência e emergência em saúde (3.302, ou 19,05%); ligações por engano (2.560, ou 14,77%); ligações interrompidas (1.901, ou 10,97%); chamadas repetidas (1.004, ou 5,79%); trotes (628, ou 3,62%) e fora da área de abrangência do Samu (317, ou 1,83%).

O número total de ligações foi 16,8% maior na comparação com junho, quando o serviço recebeu 14.833 chamados, dos quais 3.418 por pedidos de informação fora do contexto de urgência e emergência (23,04%), segundo maior motivo dos contatos.

De acordo com a enfermeira coordenadora do Núcleo de Educação Permanente, Ana Carolina Stein, são casos em que as pessoas ligam para o 192, mas na verdade querem falar com outros serviços de emergência, como Bombeiros ou Brigada Militar.

“Ao entrar em contato com o serviço, é importante saber que o Samu atende situações de risco de vida”, alerta Ana Carolina. Para outras informações não relacionadas ao tema, o 192 não deve ser acionado, pois isso pode prejudicar o atendimento de quem precisa.

Aplicativo

É possível acionar o serviço por aplicativo no celular, denominado Chamar 192, disponível nos sistemas Android ou IOS. Após baixar o aplicativo, a pessoa deve fazer um cadastro informando os dados solicitados, que ficarão à disposição para ligações futuras, agilizando o atendimento. O aplicativo oferece a opção de escolha caso o chamado seja para outra pessoa.

Como utilizar o Samu de forma correta:

– Confirme se outra pessoa já não realizou o chamado para o 192;
– Diga ao telefonista o endereço completo, indicando pontos de referência (escolas, cruzamentos, supermercados, igrejas etc);
– Não desligue a ligação. Você falará com um médico em seguida;
– Diga seu nome e o que está vendo. Responda com calma às perguntas do médico;
– Em caso de acidente de trânsito, indique quantas vítimas há no local e se existe alguém preso no interior do veículo. Siga as orientações do médico enquanto aguarda a chegada do socorro. Peça para outra pessoa sinalizar para a ambulância quando o veículo estiver chegando ao local;
– Qualquer nova informação, ligue novamente para o 192 e relate as mudanças ocorridas.

Números de emergência:
Bombeiros – 193
Brigada Militar – 190
Defesa Civil – 199
EPTC – 118
Fala Porto Alegre – 156
Polícia Civil – 197
Polícia Rodoviária Federal – 191
Polícia Federal – 194
Samu – 192

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https://www.osul.com.br/samu-43-das-ligacoes-revertem-em-atendimento-no-mes-de-julho/ Samu: 43% das ligações revertem em atendimento no mês de julho 2022-08-08
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