Sexta-feira, 07 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Sancionadas leis que criam Centros de Diagnóstico e Tratamento do Espectro Autista

Compartilhe esta notícia:

Prefeito destacou que a intenção é dar apoio e estrutura necessários para agilizar o atendimento e acolhimento desses pacientes

Foto: Alex Rocha/PMPA
Prefeito destacou que a intenção é dar apoio e estrutura necessários para agilizar o atendimento e acolhimento desses pacientes. (Foto: Alex Rocha/PMPA)

Foram sancionadas nesta quarta-feira (15), as leis que instituem os Centros Municipais de Diagnóstico Médico e do Tratamento Médico Integrado do Transtorno do Espectro Autista, de autoria do vereador Cláudio Janta. O ato de assinatura ocorreu no Salão Nobre do Paço Municipal, com a presença do prefeito Sebastião Melo.

“A nossa intenção é dar o apoio e estrutura necessários para agilizar o atendimento e acolhimento desses pacientes”, disse o prefeito Sebastião Melo.

Os centros irão ofertar atendimento médico especializado aos usuários do sistema público de saúde, com o objetivo de diagnosticar precocemente e tratar de forma adequada pessoas com o TEA (Transtorno do Espectro Autista). “Seguimos avançando na busca por mais espaço, inclusão e respeito para todos”, ressaltou o vereador Cláudio Janta.

O serviço funcionará em um imóvel de 416 metros quadrados, localizado na av. Bento Gonçalves, 2.460. O local, que antes era uma creche, foi cedido pelo Governo do Estado. “As obras estão em andamento e devem ser concluídas em julho”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta.

A iniciativa prevê a ação integrada entre a SMS, Fasc (Fundação de Assistência Social e Cidadania) e Smed (Secretaria Municipal de Educação). O atendimento será voltado a crianças de até 12 anos. O encaminhamento irá ocorrer através das unidades de saúde e das escolas municipais ou conveniadas.

As equipes serão multiprofissionais, compostas por neuropediatras, psiquiatras, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e atendimento pedagógico especializado.

O Hospital Materno Infantil Presidente Vargas irá ajudar, oferecendo atendimento em saúde bucal e realizando exames. O projeto prevê também uma escola na sede com salas terapêuticas de educação e apoio emocional aos pais e cuidadores.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Boletim semanal indica queda no número de casos de dengue confirmados e diminuição da infestação, em Porto Alegre
Parte de perícia em material encontrado no Amazonas deve ficar pronta nesta quarta-feira
https://www.osul.com.br/sancionadas-leis-que-criam-centros-de-diagnostico-e-tratamento-do-espectro-autista/ Sancionadas leis que criam Centros de Diagnóstico e Tratamento do Espectro Autista 2022-06-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar