Quinta-feira, 20 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 27 de fevereiro de 2021
Santa Catarina voltou a ter todas as 16 regiões de saúde em risco gravíssimo para o coronavírus, segundo a matriz divulgada pelo governo do estado na manhã do sábado (27). A situação piorou em relação à semana passada, quando havia 15 áreas em nível gravíssimo. A mudança ocorreu na região Carbonífera, que agora passou para o risco máximo. A outra vez em que o estado teve todas as regiões no nível gravíssimo foi em 23 de dezembro.
O governo do estado também divulgou às 11h do sábado (27) que a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da rede pública chegou a 91,45%, a maior registrada durante toda a pandemia. Esse número se refere à UTI-geral mais UTI-Covid. Se forem levados em conta apenas os leitos de UTI-Covid SUS para adultos, a taxa de ocupação é de 96,42%, com a região da Grande Florianópolis sem nenhuma vaga.
O mapa é feito observando-se critérios como ocorrência de mortes, contágio do vírus, percentual de resultados positivos de exames e ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) reservados para pacientes com suspeita ou confirmação da Covid-19.
Pela segunda semana consecutiva, o Oeste esteve na mais grave situação em todos os critérios, conforme a Secretaria da Saúde de Santa Catarina. “Apresentamos um cenário de aceleração em todo o estado, sem nenhum indicativo de estabilização neste momento”, afirmou a analista de dados Bianca Vieira, do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes).
O decreto estadual em vigor trata do fechamento dos serviços não essenciais entre 23h de sexta (26) até 6h de segunda (1º). A medida também se repetirá no outro fim de semana, entre 23h de 5 de março e 6h de 8 de março.
Na sexta-feira (26), o estado chegou a 33.464 pacientes da Covid-19 em tratamento, o maior número da pandemia. Também atingiu 909 internações em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), contando as redes pública e privada. Os números são do boletim estadual. Ainda segundo integrantes do governo, há mudança no perfil das vítimas, com pessoas mais jovens procurando por vagas em hospitais.
Desde março de 2020, 663.699 pessoas se infectaram com o vírus em Santa Catarina e 7.242 delas morreram. Mais de 6 mil novos casos foram acrescentados ao boletim do governo em 24 horas. Até a sexta-feira (26), foram aplicadas 218.597 doses da vacina contra Covid-19 em Santa Catarina, sendo 162.829 delas como primeira dose e outras 55.768, segunda dose.