Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Se você tem um imóvel de luxo em Miami, cuidado. O governo americano rastreia seus donos

Compartilhe esta notícia:

Vista de Miami, um dos principais destinos da riqueza nos EUA. (Foto: Reprodução)

Preocupado com o dinheiro ilícito que flui para os imóveis de luxo nos Estados Unidos, o Departamento do Tesouro americano anunciou que começou a identificar e rastrear os compradores secretos de imóveis de valor elevado.

A iniciativa começou com dois dos principais destinos da riqueza mundial, nos Estados Unidos: Manhattan e Miami e a região que abriga a cidade, o condado de Dade. Isso colocará em destaque o quadrante mais sombrio do mercado de imóveis: aquisições pagas à vista por empresas de fachada que muitas vezes servem para ocultar as identidades dos compradores.

É a primeira vez que o governo federal requer que companhias do setor imobiliário revelem os nomes por trás de transações pagas à vista, e isso provavelmente provocará calafrios no setor de imóveis, que nos últimos anos se beneficiou enormemente de um boom na construção que, depende cada vez mais de compradores endinheirados e apegados ao sigilo.

A iniciativa é parte de um esforço federal mais amplo para dedicar atenção específica à lavagem de dinheiro por meio de imóveis. Funcionários do Tesouro e de agências policiais e judiciais americanas disseram que estão dedicando mais recursos para investigar as vendas de imóveis de luxo que envolvam companhias de fachada, tais como companhias de responsabilidade limitada, muitas vezes conhecidas como LLCs, parcerias; e outras entidades.

Autoridades americanas afirmaram que os esforços do governo foram inspirados em parte por uma série de reportagens publicadas, no ano passado, pelo The New York Times que examinavam o uso crescente de companhias de fachada, à medida que mais compradores estrangeiros buscam refúgio seguro para seu dinheiro nos Estados Unidos.

O uso de companhias de fachada para a compra de imóveis é legal, e as LLCs têm diversos usos que não se relacionam a proteger o anonimato de compradores. Mas Jennifer Shasky Calvery, importante funcionária do Tesouro, disse que seu departamento havia identificado casos em que imóveis em valor de milhões de dólares estavam sendo usados para ocultar ganhos ilícitos, em transações que o uso de companhias de fechada anônimas torna mais opacas.

“Estamos preocupados com a possibilidade de que dinheiro sujo esteja sendo investido em imóveis de luxo”, ressaltou Calvery, que dirige a Rede de Combate a Crimes Financeiros, a divisão do Tesouro que comanda a iniciativa. “Acreditamos que parte dos maiores riscos se relacione às transações menos transparentes.”

O departamento concentrará sua atenção em vendas pagas à vista e realizadas por meio de companhias de fachada. O governo está exigindo que as empresas seguradoras de títulos de propriedade de imóveis, envolvidas virtualmente em todas as vendas, descubram a identidade dos compradores e submetam a informação ao Tesouro.
O governo incluirá essas informações em um banco de dados que ficará à disposição da Justiça e das agências policiais.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

O diretor da Polícia Federal viajou para os Estados Unidos para compartilhar informações sobre o combate às notícias falsas, as chamadas fake news
Bonecos perderam as cabeças e transformaram o parque da Disney em um verdadeiro filme de terror
https://www.osul.com.br/se-voce-tem-um-imovel-de-luxo-em-miami-cuidado-o-governo-americano-rastreia-seus-donos/ Se você tem um imóvel de luxo em Miami, cuidado. O governo americano rastreia seus donos 2016-01-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar