Domingo, 17 de Janeiro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
25°
Mostly Cloudy

Porto Alegre Com quase 55% dos votos válidos, Sebastião Melo comandará a prefeitura de Porto Alegre pelos próximos quatro anos

Compartilhe esta notícia:

Melo derrotou Manuela D'Ávila no segundo turno das eleições municipais. (Foto: Reprodução/Youtube)

Com 100% das urnas apuradas em Porto Alegre no começo da noite deste domingo (29), Sebastião Melo (MDB) foi confirmado como prefeito eleito da capital gaúcha para a gestão 2021-2024, tendo como vice Ricardo Gomes (DEM). Ele obteve 370.550 dos votos válidos (54,63%), vencendo Manuela D’Ávila (PCdoB), que recebeu 307.745 (45,37%). A posse está marcada para 1º de janeiro.

Os votos em branco foram 20.938 (2,87%) e os nulos chegaram a 28.801 (3,96%). Já a abstenção (não comparecimento de eleitores às urnas) foi de 32,76% (354.692 ausências), quase tão expressiva quando no primeiro turno (33,08%, com 358.217 indivíduos).

O desfecho do pleito repetiu a vitória conquistada primeiro turno (15 de novembro), quando Melo ficou em primeiro lugar, com 200.280 votos (31%), ao passo que Manuela foi a preferida de 187.262 eleitores (29%). Ambos concorreram como outros dez postulantes ao cargo:

Nelson Marchezan Júnior (do PSDB e atual prefeito), Juliana Brizola (PDT), Fernanda Melchionna (Psol), Valer Nagelstein (PSD), João Derly (Republicanos), Gustavo Paim (PP), Rodrigo Maroni (Pros), Montserrat Martins (PV), Julio Flores (PSTU) e Luiz Delvair (PCO).

Perfil

Advogado e atualmente deputado estadual, Sebastião Melo tem 62 anos, nasceu em Piracanjuba (GO) e está radicado em Porto Alegre desde 1978. É casado com Valéria e tem dois filhos: Pablo e João Artur. O patrimônio declarado pelo candidato é de R$ 458 mil.

Ele se elegeu vereador da capital gaúcha pela primeira vez em 2000, repetindo a dose em 2004 e 2008, mesmo ano em que presidiu a Casa (até 2009).

Foi também vice-prefeito na segunda gestão do então pedetista José Fortunati (2013-2016). Em seguida, concorreu ao comando do Executivo da capital gaúcha, sendo derrotado no segundo turno por Nelson Marchezan Júnior. Já em 2018, conquistou o seu primeiro mandato como deputado estadual, ainda vigente.

Discurso

Por volta das 20h, Sebastião Melo fez em um salão de eventos no Hotel Ritter (Centro Histórico) o seu primeiro discurso já como prefeito eleito de Porto Alegre.

O emedebista, que concorreu pela coligação “Estamos Juntos Por Porto Alegre”(MDB, DEM, PRTB, Cidadania, Solidariedade, PTC e DC), agradeceu a partidos aliados e aos voluntários que participaram de sua campanha, que segundo ele foi feita “com muitas ideias e pouco dinheiro”.

Ele também prometeu retribuir o que recebeu da capital gaúcha, que o acolheu há 42 anos: “Nunca passei fome, mas passei muita dificuldade. Essa cidade me fez vereador três vezes, vice-prefeito, deputado estadual e agora prefeito. Obrigado, Porto Alegre! Vou devolver em dobro o que me deu em oportunidades. Recebo esta vitória com humildade e serei um prefeito que vai olhar para todos.”

Transição

Já para esta segunda-feira (30), o futuro chefe do Executivo municipal pretende começar a agenda de transição de governo, reunindo-se com o prefeito Nelson Marchezan Junior (PSDB). Na terça-feira e na quarta-feira, estão previstos encontros com o governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB) e com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

Na pauta, questões fundamentais como as diretrizes da gestão que assume o Paço Municipal em janeiro, como reforma administrativa, revisão do reajuste do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e combate à pandemia de coronavírus. Em ocasiões anteriores, ele já se manifestou a favor de um maior equilíbrio entre as medidas preventivas ao contágio e a manutenção das atividades econômicas.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Em discurso após a confirmação de sua derrota, Manuela D’Ávila desejou sorte ao futuro prefeito de Porto Alegre
Com a vitória de Adriano Silva em Joinville, pela primeira vez, o Partido Novo elegeu um prefeito
Deixe seu comentário
Pode te interessar