Quarta-feira, 30 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 2 de agosto de 2019
O Festival Sul-Americano de Cerveja, que acontece nos dias 9, 10 e 11 de agosto, no Centro de Eventos da FIERGS, é um evento inteiramente dedicado a um nicho que está em constante crescimento: as cervejarias. E Porto Alegre, com certeza, é o lugar perfeito para um evento com essa temática. A capital gaúcha registrou 465 novas marcas de cerveja somente no ano passado, sendo a cidade brasileira com mais registros de novas cervejas, segundo o Anuário da Cerveja no Brasil, divulgado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Com o objetivo de expandir a cultura das cervejarias, o evento contará com mais de 30 marcas de cerveja artesanal como expositoras. O Sebrae RS apoiará 27 cervejarias participantes dos projetos Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Alimentos e Bebidas no RS e Maturação Comercial para Indústrias de Alimentos e Bebidas. Atualmente, esses dois projetos atendem mais de 35 cervejarias, buscando posicionar essas empresas no mercado, além de trabalhar todos os aspectos dessa indústria e ampliar o leque de atuação.
Além disso, a Banca 43, em parceria com o Sebrae RS e o Festival, irá disponibilizar espaço de exposição e comercialização para seis empresas de alimentos e bebidas premium participantes de projetos da organização. “Essa iniciativa incentiva as empresas a criar relacionamento mais próximo do consumidor final porque, diferentemente das cervejas artesanais, as indústrias de alimentos não têm essa oportunidade. Eles já são destaques em supermercados e mercadinhos de bairro, por que não aproveitar esses eventos também?”, enfatiza a gestora de projetos do Sebrae RS Francine Danigno.
O apoio do Sebrae RS tem como propósito facilitar a presença dessas cervejarias em um dos eventos mais importantes para o ramo. “É importante que as cervejarias tenham essa oportunidade de levar o nome para o mercado e fortalecer a marca”, acrescenta a gestora de projetos do Sebrae RS Jociane Ongaratto. A expectativa é que essas empresas possam gerar novos negócios, fazer novos contatos e, até mesmo, fechar parcerias com outras cervejarias. Segundo Jociane, o foco não é apenas outras empresas interessadas em comprar cerveja, mas também o público final, que é consumidor e cada vez mais apaixonado pela cerveja gaúcha.
As cervejarias que estarão o Festival Sul-Americano de Cerveja
Al Capone – Porto Alegre;
Barley – Canoas;
Clandestina – Novo Hamburgo;
Donner – Caxias do Sul;
Edelbrau – Nova Petrópolis;
Farol – Canela;
Favorita – Farroupilha;
Fellas – Porto Alegre;
Freuden – Farroupilha;
Hunsrück – Dois Irmãos;
Imaculada – Caxias do Sul;
Klein – Igrejinha;
La Birra – Igrejinha;
La Calavea – Novo Hamburgo;
Landsberg – Caxias do Sul;
Le Mule – Porto Alegre;
Mooca – Parai;
Ordeo – Caxias do Sul;
Salva – Lajeado;
Sapatista – Porto Alegre;
Schmitt – Porto Alegre;
Seasons – Porto Alegre;
Staunen – Porto Alegre;
Steinhaus – Picada Café;
Stier – Igrejinha;
Veterana – Porto Alegre;
Vinícula Fin – Entre-Ijuís.
Empresas de alimentos e bebidas premium no evento
Azeite Batalha – Azeite de oliva – Pinheiro Machado;
Bem Natural Brasil – Lascas Crocantes – Porto Alegre;
Coopernatural – Produtos orgânicos – Picada Café;
Cozinhe.me – molhos especiais – Porto Alegre;
Gallon Sucos – Suco de uva natural e integral – Bento Gonçalves;
Pepper Foods – Molhos a base de pimenta – Santa Cruz do Sul.