Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Secretaria da Saúde busca exemplo chinês no combate ao coronavírus

Compartilhe esta notícia:

Reunião de Arita com líderes comunitários, políticos e gestores de saúde da província de Hubei foi por videoconferência.

Foto: Ascom SES
Reunião de Arita com líderes comunitários, políticos e gestores de saúde da província de Hubei foi por videoconferência. (Foto: Ascom SES)

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, se reuniu virtualmente nesta quarta-feira (29) com líderes comunitários, políticos e gestores de saúde da província de Hubei, na China chamado “Estado irmão” do Rio Grande do Sul. O encontro tinha por objetivo a troca de experiências no combate ao coronavírus.

“Queremos ouvir como foi que eles passaram por essa situação. Eles já viveram o que agora estamos vivendo no Rio Grande do Sul”, apontou a secretária. “A província de Hubei, e mais especificamente a capital Wuhan, tem bons exemplos a nos ensinar, considerando o resultado positivo no controle da disseminação do vírus. Toda ajuda é bem-vinda.”

Em Wuhan a pandemia do novo coronavírus surgiu e começou, a partir do final de 2019. Entre as medidas tomadas na cidade, estão fechamento das fronteiras, isolamento social e reforço de todas as medidas de higiene, com uso constante de máscaras de proteção.

A curva de infecção local atingiu um pico e caiu. A epidemia é considerada superada hoje, de acordo com a líder comunitária Sun Ruihua, do Condomínio de Qiliyi, do Distrito de Hanyang, em Wuhan. Uma segunda onda de infecção é considerada improvável, apesar do registro de pequenos surtos localizados. “Estamos voltando à vida normal, e a economia está se recuperando”, pontuou. “Não podemos deixar espaço para o vírus sobreviver.”

Para Arita, entre os destaques das ações tomadas pelos chineses estão o foco na prevenção da transmissão, a força da organização das comunidades e a realização de exames em todos que apresentaram sintomas. A testagem para diagnóstico da Covid-19 também é um aliado importante no combate ao vírus.

“Estamos no caminho certo, seguindo medidas semelhantes. Neste momento delicado, ampliamos a testagem da população, além de trabalhar intensamente na rede assistencial da saúde do Estado. Estou otimista de que vamos vencer o coronavírus, com ajuda de quem passou por essa mesma situação”, acrescentou a secretária.

O médico Chen Tao, da Faculdade de Medicina da Universidade Tongji, reforçou que é mais importante para o poder público e para as comunidades trabalharem para manter o controle da disseminação do vírus do que focar no tratamento da doença. “Precisamos lidar com as informações de modo a evitar pânico e oferecer suporte emocional a todos que precisarem”, disse.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Secretaria de Parcerias realiza sondagem de mercado para concessão da Rodoviária de Porto Alegre
Ministro do Supremo nega pedido para anular busca em gabinete de deputado
https://www.osul.com.br/secretaria-da-saude-busca-exemplo-chines-no-combate-ao-coronavirus/ Secretaria da Saúde busca exemplo chinês no combate ao coronavírus 2020-07-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar