Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Sem casos confirmados, situação do coronavírus na Coreia do Norte é incerta

Compartilhe esta notícia:

Nem a OMS nem o regime de Kim Jong-un confirmam casos da doença no país

Foto: Reprodução
Os KCDC (Centros da Coréia para Controle e Prevenção de Doenças) contabilizaram 40 novos casos a partir da meia-noite de terça-feira. (Foto: Reprodução)

A Coreia do Norte não registra casos confirmados de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). Ao menos é o que dizem o regime de Kim Jong-un e a OMS (Organização Mundial da Saúde).

O mistério sobre a alegada ausência de casos de Covid-19 na Coreia do Norte fica ainda maior quando se leva em conta o impacto da pandemia na Ásia: o continente foi o primeiro a registrar casos de novo coronavírus, com o início do surto na cidade chinesa de Wuhan.

Afinal, é possível que a Coreia do Norte não registre nenhum caso de Covid-19? Por um lado, seria possível, considerando o caráter fechado da ditadura norte-coreana. Não há circulação de pessoas entre o país e a Coreia do Sul, e o regime suspendeu a entrada de turistas estrangeiros ainda em janeiro, no início da epidemia na China.

Por outro lado, a falta de transparência e a movimentação clandestina de pessoas na fronteira com a China – algo que ocorre há anos – impedem que haja certeza sobre a situação epidemiológica de um país em que se desconhece até mesmo o real estado de saúde de Kim Jong-un.

País ainda mais fechado

Embora a Coreia do Norte tenha uma das ditaduras mais fechadas do mundo, o país não seguiu a linha de outros regimes autoritários como Turcomenistão e Belarus – governos que negaram a gravidade da pandemia de Covid-19 e não tomaram medidas para evitar a proliferação.

Quando os casos ainda se concentravam na China, em 22 de janeiro, a Coreia do Norte decidiu suspender a entrada de turistas no país. Depois, determinou que todos estrangeiros que chegassem ao país, por qualquer motivo, ficassem em quarentena por um mês.

O professor de relações internacionais da Universidade de Brasília Juliano Cortinhas acredita que é, sim, possível que o vírus não tenha entrado na Coreia do Norte graças ao controle extremo das fronteiras. “O controle lá é naturalmente muito maior do que qualquer ‘lockdown’ estabelecido em outros países”, afirma.

Casos escondidos de Covid-19

Os números da Coreia do Norte, entretanto, são vistos com ceticismo por observadores internacionais. Afinal, até mesmo o real estado de saúde de Kim Jong-un ficou durante dias um mistério – o que também gerou especulações sobre a Covid-19, embora os principais relatos indiquem que o ditador passou por cirurgia cardiovascular.

A Radio Free Asia – cujo conteúdo destinado a asiáticos é gerado a partir dos Estados Unidos – reportou que, em março, autoridades norte-coreanas disseram em palestras que havia, sim, casos de novo coronavírus na Coreia do Norte. Segundo esses funcionários, haveria registro de Covid-19 na capital Pyongyang e nas províncias de Hwanghae Sul e Hamgyong Norte.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Governo da França pretende estender estado de emergência e apresenta plano de desconfinamento
Papa presta homenagem a padres e médicos vítimas do coronavírus
https://www.osul.com.br/sem-casos-confirmados-situacao-do-coronavirus-na-coreia-do-norte-e-incerta/ Sem casos confirmados, situação do coronavírus na Coreia do Norte é incerta 2020-05-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar