Sexta-feira, 17 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Senado aprova aumento salarial de 9% para os servidores federais

Compartilhe esta notícia:

A MP, que já havia sido aprovada pela Câmara, segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Senado adia votação da reforma e indica que pode ceder à pressão de setores por mais privilégios. (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

O Senado aprovou na quarta-feira (23) a MP (medida provisória) que concede reajuste salarial de 9% aos servidores federais. A MP 1.170/2023, que já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados, segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na forma de um PLV (projeto de lei de conversão ), pois houve inclusões no texto original enviado pelo Poder Executivo.

A MP está em vigor desde que foi editada pelo governo. Para se tornar permanente, contudo, precisava ser aprovada pelo Congresso até esta sexta (25). Na folha de pagamento de junho, os servidores já receberam os salários corrigidos.

A MP 1.170/2023 concedeu reajuste linear para todos os servidores e empregados públicos civis do Executivo federal, incluindo aposentados e pensionistas. O reajuste dos valores resultou de acordo entre o governo e mais de 100 entidades representativas dos servidores na chamada mesa de negociação permanente, que estava suspensa desde 2016 e foi retomada no atual governo. O auxílio-alimentação também aumentou, passando de R$ 458 para R$ 658 mensais – um reajuste de 43%.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Seis novos países integrarão o Brics a partir de janeiro de 2024
Projeto permite que os pais proíbam a participação dos filhos em atividades pedagógicas de gênero nas escolas de Porto Alegre
https://www.osul.com.br/senado-aprova-aumento-salarial-de-9-para-servidores-federais/ Senado aprova aumento salarial de 9% para os servidores federais 2023-08-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar