Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
26°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Senado define membros do Conselho de Ética

Compartilhe esta notícia:

Desarticulação política do governo é um dos fatores que podem atrapalhar a votação da proposta. (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

O Senado definiu, na noite desta quarta-feira (18), os integrantes do Conselho de Ética da Casa. O presidente Davi Alcolumbre leu em plenário os nomes dos indicados pelos blocos partidários e não houve objeção. Conforme Alcolumbre, a demora na instalação do Conselho aconteceu porque ele ainda esperava as indicações dos líderes dos blocos, o que demorou.

Os senadores que farão parte do Conselho são Ciro Nogueira (PP-PI), Eduardo Gomes (MDB-TO), Marcelo Castro (MDB-PI), Confúcio Moura (MDB-RO), Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB), Weverton Rocha (PDT-MA), Major Olímpio (PSL-SP), Jacques Wagner (PT-BA), Telmário Mota (PROS-RR), Jaime Campos (DEM-MT), Chico Rodrigues (DEM-RR), Otto Alencar (PSD-BA), Ângelo Coronel (PSD-BA) e Marcos do Val (Podemos-ES). O nome do senador Roberto Rocha (PSDB-MA) foi aprovado como o corregedor da Casa.

A instalação do Conselho acontecerá na primeira reunião, quando também será eleito, pelos membro, o presidente do colegiado. Esse primeiro encontro do conselho pode acontecer nesta quinta-feira (19). Alcolumbre afirmou, na terça (17), após o fim da Ordem do Dia, que já existem demandas para o Conselho de Ética. Sem falar os casos específicos, o presidente da Casa ainda destacou que o conselho precisa “começar a trabalhar”.

O Conselho de Ética opera para preservar a dignidade do mandato parlamentar no Senado. É esse o órgão que recebe e analisa representações ou denúncias feitas contra senadores, que podem proceder em medidas disciplinares como advertência, censura verbal ou escrita, até a perda do mandato.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Alcolumbre afirma que é ‘erro’ manter valor do fundo eleitoral de 2018 para a eleição 2020
O Senado rejeita duas indicações para o Conselho Nacional do Ministério Público de conselheiros alinhados à Lava-Jato
https://www.osul.com.br/senado-define-membros-do-conselho-de-etica/ Senado define membros do Conselho de Ética 2019-09-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar