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Porto Alegre Serviço 156 de atendimento à população de Porto Alegre recebe mais de 9 mil ligações em uma semana

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A população perguntou sobre IPTU/TCL, guia de pagamento, nota fiscal eletrônica e situação cadastral (8,38%).

Foto: Mário Fonseca/PMPA
Guias são emitidas de forma on-line ou em 20 postos de atendimento. (Foto: Mário Fonseca/PMPA)

Na semana entre 16 e 22 de setembro, o atendimento do serviço 156 da prefeitura de Porto Alegre recebeu 9.386 mil ligações. A maior parte (39,92% dos contatos) teve como destino o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Os temas mais solicitados foram paradas operacionais, vazamento na rede, contas, verificação de falta no fornecimento, solicitação de ligação de água e de esgoto.

Informações como horários e itinerários do transporte público, veículos (recursos de multas e calçadas) e apresentação de condutor infrator também representaram demandas significativas (30,93%). A população questionou ainda sobre atendimento hospitalar, locais de vacinação, formas de acesso, informações gerais e emissão de alvarás em geral.

Além disso, a população perguntou sobre IPTU/TCL, guia de pagamento, nota fiscal eletrônica e situação cadastral (8,38%). Também coletas em geral, descarte irregular, coletas de caliça, capina e roçada e remoção em vias públicas (5,82%).

Entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para serviços de água, serviços de esgoto cloacal e pluvial, descarte irregular e falta de água.

WhatsApp

Desde fevereiro, a prefeitura disponibiliza mais um recurso para facilitar a comunicação do cidadão com o município. Agora, além do chatbot, o WhatsApp do 156 conta com profissionais para fazer o atendimento. Essa opção possibilita que, além de informações, sejam feitos registros de protocolos e solicitação de serviços públicos, como poda de árvore, fornecimento de água, fechamento de buraco de rua e denúncias de focos do mosquito da dengue. Para usar esse serviço, basta acionar o número (51) 3433-0156.

Ouvidoria

A Ouvidoria-Geral do Município também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 16 e 22 de setembro, a Ouvidoria recebeu 111 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. A maior parte diz respeito a saneamento, poda de árvore, tapa buraco e educação.

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