Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Sete em cada dez imóveis brasileiros podem ser usados como garantia de empréstimo

Compartilhe esta notícia:

Utilizar a residência possibilita a obtenção de um crédito com valor alto e muito menos juros. (Foto: Reprodução)

O último Censo publicado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2010, já apontava uma grande oportunidade para o setor de crédito imobiliário e para quem precisa de dinheiro: mais de 140 milhões de brasileiros moram em casa própria. Também segundo IBGE, 7 em cada 10 imóveis podem ser utilizados para a obtenção de crédito aqui no Brasil.

Por se tratar de um bem de alto valor aquisitivo, as pessoas ainda têm um receio muito grande de usá-lo para garantir o pagamento de um empréstimo. Isso faz com que as modalidades comuns de crédito continuem ganhando espaço na vida dos brasileiros, como o cartão de crédito que carrega taxas altíssimas.

Mesmo com o recente corte nos juros promovido pelo Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, o Brasil ainda é campeão em juros reais entre as economias de todo mundo, com efeito direto sobre as operações financeiras realizadas por aqui – seja na economia familiar ou investimentos empresariais.

Crédito com Garantia de Imóvel

Em busca de estabilizar a saúde financeira é que o Crédito com Garantia de Imóvel vem se tornando cada vez mais popular. Buscando combater o receio das pessoas e mostrar uma solução é que nasceu a Bcredi, que oferece essa modalidade em um processo descomplicado e que pode ser feito de forma 100% digital. A estimativa da fintech é de que 70% dos imóveis construídos já estejam disponíveis para que seus proprietários consigam contratar o crédito.

Além de ser uma condição para solicitar o crédito, o imóvel também influencia na quantia de dinheiro que a pessoa conseguirá. O proponente pode solicitar até metade do valor do seu imóvel em credito.

Como funciona esse tipo de contratação

Para ter acesso a este tipo de crédito, o consumidor precisa apresentar um imóvel como garantia na solicitação e uma renda compatível às parcelas que terá que pagar. O restante da contratação funciona parecido com as outras solicitações de crédito.

A simulação de valores é o primeiro passo, seguido do envio de documentos para comprovação de renda para a primeira fase estipulada pela instituição financeira. Depois, é necessária uma avaliação do imóvel para entender se o crédito solicitado poderá ser disponibilizado. Os passos de geração de contrato, validação do cartório são os finais para que a pessoa receba o dinheiro. Na Bcredi o processo segue os passos com menos burocracia e mais rapidez, visto que o cliente pode fazer tudo isso pela internet.

O CGI – ou refinanciamento de imóvel – é uma operação de crédito na qual o interessado apresenta seu imóvel próprio como garantia. Com isso, tem acesso a um empréstimo com taxa de juros reduzida e prazo para pagamento maior. No caso do Crédito com Imóvel em Garantia da Bcredi, as taxas partem de 1,22% ao mês, mais a correção pelo IPCA, e o prazo para pagamento é de até 15 anos.

Comparando as taxas e prazos do Crédito com Garantia de Imóvel e do rotativo do cartão de crédito, é possível perceber a enorme diferença que existe entre uma e outra solução. Os juros do cartão de crédito chegam a ser 8 vezes maiores do que na opção pelo refinanciamento de imóvel. Os prazos para pagamento da primeira parcela e para amortização global da dívida também apresentam condições mais vantajosas no CGI do que no parcelamento pelo cartão de crédito. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

O local onde Jesus teria multiplicado os pães e os peixes é achado no Mar da Galileia
Bebê sobrevive após ser arrastado por 2 quilômetros
https://www.osul.com.br/sete-em-cada-dez-imoveis-brasileiros-podem-ser-usados-como-garantia-de-emprestimo/ Sete em cada dez imóveis brasileiros podem ser usados como garantia de empréstimo 2017-08-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar