Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Setor de serviços do País cresce 1% em abril e tem o melhor desempenho para o mês em quatro anos

Compartilhe esta notícia:

A categoria de transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio puxou a taxa positiva de abril. (Foto: Banco de Dados)

O volume do setor de serviços do País cresceu 1% em abril na comparação com março, com ajuste sazonal, informou nesta quarta-feira (14) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Esse é o maior crescimento desde março de 2016, quando o indicador subiu 1,2%.

Foi também o melhor resultado para abril desde 2013, quando houve alta de 2,1%. Sem o ajuste sazonal, houve queda de 5,6% frente a abril do ano passado, acompanhando as retrações de 5,2% em março e 5,3% em fevereiro, diz o IBGE. O setor vem apresentando perda em todos os meses desde janeiro de 2015, com exceção de março de 2015, quando houve crescimento de 2,3%.

Segmentos em destaque

A categoria de transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio puxou a taxa positiva de abril, com crescimento de 1%, na série com ajuste. Os segmentos de serviços de informação e comunicação e outros serviços tiveram quedas de 0,2% e 5,8%, respectivamente.

Já o agregado especial das atividades turísticas recuou 2% frente a março, segundo o IBGE. Os segmentos de serviços prestados às famílias e serviços profissionais, administrativos e complementares não subiram. Com esses resultados, a taxa do setor de serviços brasileiro acumulada no ano caiu 4,9% e, em 12 meses, recuou 5%.

Resultados regionais

Os resultados regionais do setor de serviços em abril, com ajuste sazonal, mostram que as maiores variações positivas de volume, em relação a março, foram registradas no Paraná (2,4%), Rio Grande do Sul (2,2%) e São Paulo (2,0%). As maiores variações negativas foram observadas no Rio Grande do Norte (-6,6%), Rondônia (-6%) e Alagoas (-4,6%).

Quanto aos resultados sem ajuste sazonal, na comparação com igual mês do ano anterior, Paraná não registrou variação (0%) e as demais unidades da Federação apresentaram variações negativas, sendo que as maiores foram registradas em Roraima e Amapá (ambas com -16,8%), Rondônia (-16,2%) e Mato Grosso do Sul (-13,4%).

Atividades turísticas

Para as unidades da Federação, analisando-se os resultados de volume, na série com ajuste sazonal, das atividades turísticas, as variações positivas ocorreram no Distrito Federal (4,4%), São Paulo (1,9%) e Pernambuco (0,8%). As variações negativas foram registradas no Espírito Santo (-12,6%), Minas Gerais (-5,5%), Bahia (-5,3%), Ceará (-5,0%), Rio de Janeiro (-3,6%), Rio Grande do Sul (-2,8%), Goiás (-1,6%), Paraná (-1,2%) e Santa Catarina (-0,4%).

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior sem ajuste sazonal, as variações positivas foram as seguintes: Goiás (12,5%), Santa Catarina (11,3%), Pernambuco (3,7%) e Paraná (2,3%). As variações negativas foram: Espírito Santo (-22,5%), Distrito Federal (-21,2%), Rio de Janeiro (-20,4%), Rio Grande do Sul (-4,4%), São Paulo (-3,8%), Minas Gerais (-3,7%), Ceará (-3,4%) e Bahia (-0,8%).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Morre no Rio, aos 63 anos, o jornalista Jorge Bastos Moreno
Presidente do Senado rebate o Supremo e diz que só pode convocar o suplente do senador afastado Aécio Neves após 120 dias
https://www.osul.com.br/setor-de-servicos-pais-cresce-1-em-abril-e-tem-o-melhor-desempenho-para-o-mes-em-quatro-anos/ Setor de serviços do País cresce 1% em abril e tem o melhor desempenho para o mês em quatro anos 2017-06-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar