Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Sob forte esquema de segurança, Paris sedia Conferência do Clima das Nações Unidas

Compartilhe esta notícia:

Hollande (C) com o chanceler francês, Laurent Fabius (E), e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon (D) (Foto: Reuters)

O ministro do Ambiente do Peru, Manuel Pulgar Vidal, abriu na manhã desta segunda-feira (30) a primeira sessão da COP21 (Conferência do Clima das Nações Unidas), em Paris, na França. Em seu discurso, o ministro, que representa o país onde a COP foi realizada no ano passado, agradeceu aos franceses por terem mantido a realização do encontro diante das adversidades.

“Se estamos aqui hoje é porque podemos lutar tanto contra as mudanças climáticas quanto contra o terrorismo”, afirmou, ao passar a liderança do encontro para Laurent Fabius, ministro das Relações Exteriores da França, que conduzirá o evento.

Com isso, começa formalmente a negociação para o próximo acordo global de redução de emissão de gases causadores do efeito-estufa. Cerca de 150 chefes de Estado já estão no centro de conveções de Le Bourget, ao norte de Paris, onde é realizado o encontro. O governo francês reforçou o policiamento em hotéis, aeroportos e fechou diversas ruas na cidade para circulação de autoridades.

Ocorrendo menos de três semanas depois dos atentados terroristas que deixaram 130 mortos em Paris, o comparecimento de líderes mundiais foi considerado um sucesso. O presidente da França, François Hollande, será o anfitrião na sessão de chefes de Estado. A entrada dos líderes  no centro de convenções precisou de um esquema especial de segurança, e deve seguir até as 11h (horário local).

Os chefes de Estado e de governo começam seus discursos às 12h, e cada um terá direito a três minutos de pronunciamento. Apesar do tempo curto, espera-se que alguns aproveitem a ocasião para fazer anúncios importantes. A presidenta Dilma Roussef deve discursar na primeira hora de pronunciamentos e depois participa de um encontro onde ocorrerá uma declaração multilateral sobre proteção de florestas. (AG) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

BNDES pode ter perdido 848 milhões de reais com o frigorífico JBS, aponta Tribunal de Contas da União
Laudo de mulher que morreu após cirurgia estética aponta infecção
https://www.osul.com.br/sob-forte-esquema-de-seguranca-paris-sedia-conferencia-do-clima-das-nacoes-unidas/ Sob forte esquema de segurança, Paris sedia Conferência do Clima das Nações Unidas 2015-11-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar