Quarta-feira, 04 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Stephany Vilaça, do Amazonas, é coroada Miss Universe Trans Brasil 2025

Compartilhe esta notícia:

Matheus Moraes Amaral e Alessandra Teixeira Primo, do Rio Grande do Sul, levam os títulos de Mister e Ladies

Foto: Divulgação

Uma noite que entra para a história. Na quarta-feira (27), Porto Alegre foi palco da final do Miss Universe Trans Brasil 2025, que lotou o Teatro da Unisinos em uma celebração marcada por emoção, diversidade e representatividade. A grande vencedora foi a amazonense Stephany Vilaça, de 29 anos, coroada Miss Universe Trans Brasil 2025 em uma disputa emocionante. A corte foi completada por Nayara Henriques Maia (MG), em segundo lugar, e Cléo Vedana Zanluchi (RS), em terceiro.

“Esse momento está sendo extasiante. É um mix de emoções. Foram anos de preparo e persistência até chegar aqui. Estou muito orgulhosa da minha equipe e de tudo o que passamos. Esse título é só o começo de muitas conquistas que virão”, declarou emocionada Stephany Vilaça. 

Além da escolha da Miss, os gaúchos Matheus Moraes Amaral e Alessandra Teixeira Primo (Alê Primo) conquistaram os títulos de Mister e Ladies, respectivamente. A corte nacional agora se prepara para representar o Brasil no Miss Universe Queen 2025, que será realizado em 7 de dezembro na Índia. Durante o evento, foi anunciado ainda que Porto Alegre será a sede mundial do Miss Universe Trans em 2026.

Para Matheus Moraes Amaral, o título carrega uma missão. “Esse título vem para somar. Quero ocupar todos os espaços possíveis e dar voz a quem busca visibilidade, porque o mundo é diverso — e todas as mentes também são.” 

Já Alessandra Teixeira Primo, que transicionou aos 51 anos, e hoje, aos 55, celebra ser coroada Miss Trans Brasil, compartilhou sua emoção com o público. “Por muito tempo achei que nunca teria coragem de transicionar, com medo da violência. Hoje, estar neste palco, dando voz a tantas pessoas que sofreram como eu, é a prova de que não há como não ser quem realmente somos.”

Resultados oficiais

Miss
 1º – Stephany Vilaça – AM
2º – Nayara Henriques Maia – MG
 3º – Cléo Vedana Zanluchi – RS

Mister
 1º – Matheus Moraes Amaral – RS
 2º – Léo Estevez – SC
 3º – Klaus Gregory Pedrozo – PR

Ladies
1º – Alessandra Teixeira Primo (Alê Primo) – RS
2º – Joyce Rodrigues da Silva – RJ
3º – Tathiane Araujo – SE

Muito além da beleza: uma plataforma de transformação social

O Miss Universe Trans Brasil tem se consolidado como uma das principais plataformas de representatividade trans no mundo. Mais do que um concurso de beleza, o projeto promove inclusão, diversidade e dá visibilidade a histórias que inspiram. Sob a direção de Fabiano Biazon e Mateus Ahlert, o MUT Brasil nasceu em 2023 com o propósito de ampliar espaços e conectar a comunidade trans com oportunidades reais no mercado, unindo liderança, cultura, ativismo e impacto social.

Em apenas dois anos, o concurso conquistou feitos históricos. Em 2023, trouxe para o Brasil um título inédito no Miss Universe Queen. Já em 2024, alcançou cinco prêmios internacionais na Índia, incluindo o bicampeonato de “Melhor Direção”. A edição nacional impactou mais de 2 milhões de pessoas nas redes sociais e teve quase 20 mil visualizações na transmissão ao vivo.“O MUT Brasil mostrou que a representatividade, quando alinhada a uma estratégia sólida e à escuta da comunidade, não só emociona, mas mobiliza públicos e rompe barreiras culturais e de mercado”, destaca Fabiano Biazon.

“Em pouco tempo, a plataforma não apenas conquistou títulos, mas se consolidou como uma ponte entre arte, diversidade e transformação social, projetando o Brasil como referência internacional no segmento”, completa Mateus Ahlert. Com Porto Alegre oficializada como sede do Miss Universe Trans 2026, o Brasil reforça seu protagonismo mundial e escreve mais um capítulo de visibilidade, orgulho e diversidade.

Fórum MUT Brasil de Diversidade e Inclusão 2025

O Miss Universe Trans Brasil 2025 (MUT Brasil) amplia seu alcance cultural e social com a estreia do Fórum MUT Brasil de Diversidade e Inclusão, que será realizado de 1º a 3 de setembro de 2025, no Centro de Eventos da Unisinos, em Porto Alegre. A iniciativa integra a programação oficial do concurso e contará com apoio institucional da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul, da Escola da Indústria Criativa e da Universidade Unisinos. 

Durante três dias, especialistas, gestores, artistas e lideranças comunitárias irão debater temas cruciais para a construção de uma sociedade mais justa e plural, em um ciclo de sete painéis temáticos, além de uma palestra especial e atividades artísticas no Lounge Cultural MUT Brasil — espaço dedicado à diversidade cultural gaúcha, com exposições, performances e experiências sensoriais.

Acesse o link para mais informações: https://forum.missuniversetransbrasil.com.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Dia C: Cotrijal promove ações voluntárias ao longo da semana
Ambientallize executa cenografia marcante nos 50 anos de Fernanda Rosa, em Porto Alegre
Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Pode te interessar