Sábado, 15 de Maio de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
17°
Fair

Saúde Suco de beterraba estimula bactérias bucais e retarda o envelhecimento

Compartilhe esta notícia:

A raiz é rica em nutrientes e com propriedades antioxidantes e anti-inflamatóriasA raiz é rica em nutrientes e com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. (Foto: Reprodução)

Um estudo da Universidade de Exeter (Inglaterra), publicado na revista científica Redox Biology, afirma que o suco de beterraba estimula bactérias bucais que estão associadas à regulação de vasos sanguíneos e funções cerebrais mais saudáveis. São vários e incontestáveis os benefícios da beterraba. A raiz, rica em nutrientes e com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. As informações são da Agência Einstein.

A beterraba, além de alimentos como alface, espinafre e aipo, tem uma grande concentração de nitrato inorgânico – componente que aumenta a quantidade de oxigênio e nutrientes levados aos tecidos – e muitas bactérias encontradas na boca são responsáveis pela transformação do nitrato em óxido nítrico, que ajuda a equilibrar a circulação e a neurotransmissão.

No estudo, 26 idosos saudáveis de 70 a 80 anos participaram e receberam suplementação durante dez dias: um com suco de beterraba rico em nitrato e outro com suco placebo sem nitrato. A ingestão do suco ocorria duas vezes ao dia. Os resultados apontaram níveis mais altos de bactérias associadas a uma boa saúde vascular e cognitiva, e níveis mais baixos de bactérias ligadas a doenças e inflamação, respectivamente. Vale ressaltar que, por se tratar de uma pesquisa com amostra reduzida de participantes, esses achados requerem replicação e confirmação em estudos futuros de maior porte.

A pressão arterial sistólica, que corresponde ao maior valor verificado durante a aferição de pressão arterial, caiu em média cinco pontos (mmHg) após a ingestão do suco de beterraba.

“Estamos realmente entusiasmados com essas descobertas, que têm implicações importantes para o envelhecimento saudável”, comemora Anni Vanhatalo, autora principal do estudo: “Nossas descobertas sugerem que adicionar alimentos ricos em nitrato à dieta – neste caso, através do suco de beterraba – por apenas dez dias pode alterar substancialmente o microbioma oral (mistura de bactérias) para melhor”, complementa Vanhatalo.

Efeito é sentido poucas horas após consumo

Um copo de suco de beterraba pode ter impacto imediato na redução da pressão arterial, segundo estudo do Instituto de Diabetes e Coração Baker, em Melbourne, na Austrália. O líquido pode causar efeito poucas horas depois de bebido. Ele reduz a pressão arterial sistólica (o maior valor verificado durante a aferição de pressão) em uma média de 5 pontos entre grupos de pessoas saudáveis. Segundo os pesquisadores, a queda pode parecer pequena, mas equivale a uma redução de 10% no número de mortes devido a problemas cardíacos.

“É possível gerar um efeito em uma dose única”, conta o pesquisador Leah Coles, um dos autores do estudo.

No estudo , 15 homens e 15 mulheres beberam aproximadamente 500 gramas de suco de beterraba, sendo três quartos da bebida em si e o resto de suco de maçã, e passaram a ser monitorados por 24 horas. O mesmo procedimento foi repetido duas semanas mais tarde, com a ordem invertida.

Nos dois gêneros, os resultados mostraram tendência a baixar a pressão arterial sistólica seis horas após terem bebido o suco de beterraba. Quando os pesquisadores limitaram a análise aos homens, porém, encontraram uma redução significativa de aproximadamente 4,7 pontos. Outros estudos já haviam mostrado que a queda pode não ser tão forte nas mulheres.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

A Pfizer diz que imunizados com sua vacina devem precisar de uma 3ª dose
Ministério da Saúde autoriza abertura de 15 novos leitos de UTI Covid no Rio Grande do Sul
Deixe seu comentário
Pode te interessar