Domingo, 23 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Supremo retoma nesta quinta julgamento que pode mudar forma de correção do FGTS

Compartilhe esta notícia:

Para o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo, a remuneração do FGTS não pode ser menor do que a da poupança.

Foto: Divulgação/Caixa
A revisão garante saldo maior para quem teve os valores reajustados abaixo da inflação. (Foto: Divulgação/Caixa)

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quinta-feira (27) o julgamento que pode alterar a forma de correção do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

A análise da ação foi interrompida na passada semana após os votos dos ministros Luís Roberto Barroso, relator, e André Mendonça, que entenderam que os valores não podem ter correção inferior à poupança.

Apresentada pelo Solidariedade em 2014, a ação questiona o modelo atual de reajuste dos valores depositados no fundo, que hoje é remunerado com base na Taxa Referencial (TR).

Pelas regras em vigor, o FGTS tem um rendimento igual ao valor da TR mais 3% ao ano. A TR atualmente está em 0,32% ao mês, mas o índice pode mudar, pois é formado por uma série de variáveis. Já a poupança atualmente tem remuneração de 6,17% ao ano.

Segundo o partido, a TR não pode ser “utilizada para fins de atualização monetária por não refletir o processo inflacionário brasileiro”. Além disso, a sigla argumenta que a TR não foi capaz de acompanhar os índices que medem a inflação no Brasil, o que provocou uma “defasagem que só se agrava com o decorrer do tempo” para os trabalhadores.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Durante reunião em Brasília, governador gaúcho discute projetos para geração de energia
Justiça aceita denúncia contra dentista acusado de abusar sexualmente de pacientes em Viamão
https://www.osul.com.br/supremo-retoma-nesta-quinta-julgamento-que-pode-mudar-forma-de-correcao-do-fgts/ Supremo retoma nesta quinta julgamento que pode mudar forma de correção do FGTS 2023-04-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar