Domingo, 21 de junho de 2026
Por Redação O Sul | 9 de junho de 2023
Dallagnol foi o deputado mais votado no Paraná.
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência BrasilO ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), confirmou a posição que já havia apresentado em decisão individual e votou no início da madrugada desta sexta-feira (9) para destinar o mandato do deputado cassado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) ao seu suplente, o economista Luiz Carlos Hauly. Ele foi acompanhado por Alexandre de Moraes.
O destino da vaga do ex-procurador da Operação Lava-Jato está sendo decidido em uma sessão extraordinária no plenário virtual do STF.
A posição de Toffoli e Moraes contraria o que havia decidido o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que após uma recontagem dos votos anunciou o pastor Itamar Paim (PL) como substituto.
Dallagnol foi o deputado mais votado no Paraná. Ao cassar o mandato do ex-procurador, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou expressamente que os votos deveriam ser contados a favor do Podemos.
O TRE concluiu, no entanto, que nenhum outro candidato do partido ultrapassou a chamada cláusula de desempenho – mínimo de 10% do quociente eleitoral no respectivo Estado.
Para Toffoli, a regra não se aplica para definir os suplentes. “Não se faz mister a exigência de votação nominal”, afirmou. Na mesma linha, Moraes ressaltou o protagonismo dos partidos políticos no sistema de votação proporcional.
“A vaga conquistada pela agremiação deve ser preenchida por suplente mais votado sob a mesma legenda, independente de votação nominal mínima, no caso, Luiz Carlos Jorge Hauly”, escreveu.
Quem é Luiz Carlos Hauly?
Luiz Carlos Hauly foi deputado federal por sete mandatos, entre 1991 e 2019. É economista e foi um dos principais apoiadores da reforma tributária. Ele também foi secretário da Fazenda do Paraná, além de vereador e prefeito de Cambé, a cerca de 400 quilômetros de Curitiba.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Perseguição Politica…Eliminar a concorrencia é a cartilha de todas as Ditaduras…VERME NO PODER A 21 ANOS…DESTRUIU A NOSSA NAÇÃO….
A perseguição stalinista aos opositores – Mundo Educação
https://mundoeducacao.uol.com.br › historiageral › a-…
Uma das características do governo de Josef Stálin à frente da URSS no plano político foi a perseguição a seus opositores.
Após perseguição a opositores, Ortega deve vencer quarta …
https://noticias.uol.com.br › rfi › 2021/11/04 › apos-p…
4 de nov. de 2021 — Três anos e meio depois dos protestos que exigiam a renúncia o presidente Daniel Ortega e cuja repressão deixou mais de 300 mortos…..