Segunda-feira, 08 de setembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Supremo Tribunal Federal se prepara para novo julgamento histórico

Compartilhe esta notícia:

Corte se prepara para julgar Jair Bolsonaro. Decisão entrará para história do STF, que já julgou Lula e Fernando Collor, em processos que impactaram o cenário político

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O maior temor da segurança do STF com o julgamento da trama golpista é o do ataque de um “lobo solitário”. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O STF (Supremo Tribunal Federal) se prepara para mais um julgamento histórico, com oito pessoas no banco dos réus, incluindo Jair Bolsonaro (PL), que se torna o terceiro ex-presidente a ser julgado pela Corte. Os julgamentos anteriores, envolvendo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Fernando Collor (Agir), foram marcos significativos nos cenários político e judiciário do país.

O STF, como instância máxima da Justiça brasileira, tem sido responsável por processar e julgar diversas autoridades ao longo das últimas décadas. Um dos casos mais notáveis ocorreu em dezembro de 1994, quando Fernando Collor foi absolvido da acusação de corrupção passiva. No entanto, anos depois, Collor foi condenado por crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, relacionados a contratos da então chamada BR Distribuidora.

O caso do Mensalão e suas consequências

O julgamento do Mensalão se destacou como o mais emblemático e extenso da história do STF, estendendo-se por mais de sete anos, com 53 sessões de julgamento. Dos 38 réus, 24 foram condenados, embora em 2021 nenhum permanecesse preso. Este caso provocou mudanças significativas na organização dos julgamentos do Supremo, levando à primeira alteração no sistema de distribuição de processos criminais.

Mudanças no regimento e casos recentes

Ao longo dos anos, o STF passou por diversas alterações em seu regimento interno quanto à competência para julgar ações penais. A mais recente mudança ocorreu no final de 2023, proposta pelo ministro Luiz Roberto Barroso, visando racionalizar a distribuição dos processos criminais e reduzir a sobrecarga do plenário.

Agora, caberá à primeira turma do STF, composta por Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes, Carmen Lúcia, Luiz Fux e Flávio Dino, julgar a ação penal da suposta trama golpista. A decisão deste colegiado determinará se Bolsonaro e os demais réus serão condenados ou absolvidos, em mais um capítulo significativo na história do Supremo Tribunal Federal.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Governo federal projeta novas sanções dos Estados Unidos com julgamento de Bolsonaro por suposta tentativa de golpe
Primeiro-ministro da Índia diz que o país está comprometido em fortalecer os laços com a China
https://www.osul.com.br/supremo-tribunal-federal-se-prepara-para-novo-julgamento-historico/ Supremo Tribunal Federal se prepara para novo julgamento histórico 2025-08-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar