Segunda-feira, 21 de julho de 2025
Por Redação O Sul | 9 de maio de 2017
O tamanho das mochilas escolares distribuídas na rede municipal de ensino pela prefeitura de Jequié, na Região Sudoeste da Bahia, virou piada na internet. Isso porque tanto os alunos dos últimos anos do ensino fundamental quanto os das creches da cidade receberam o materal em dimensões padronizadas: as crianças com idades até 6 anos chegam a caber dentro do utensílio.
Conforme a Secretaria da Educação da cidade, os kits escolares começaram a ser entregues na última sexta-feira para quase 18 mil alunos da rede pública. Além das mochilas, os kits contêm camisetas e estojos com lápis, canetas e borrachas. As camisetas, no entanto, têm o tamanho de acordo com a idade dos alunos. “As mochilas distribuídas foram licitadas antes do término das matrículas e, por isso, tiveram que ser padronizadas”, justificou o órgão, em nota à imprensa.
O único problema mesmo é o tamanho das mochilas. Nas redes sociais, vários internautas compartilharam uma foto que mostra alguns alunos da creche usando o utensílio, cujo tamanho chega a ser quase igual à altura dos estudantes. Em outra imagem, um menino aparece dentro de uma das mochilas.
“Muito maior que a minha mochila de viagem”, postou uma internauta no Facebook sobre a situação na Bahia. “Gostei. Dá para usar até para viagem, para ir embora”, publicou o dono de uma conta no Facebook. “É para durar até a faculdade”, ironizou outro internauta.