Terça-feira, 02 de junho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Tarcísio sobe o tom contra Haddad: “Melhor ministro do Paraguai”

Compartilhe esta notícia:

Os dois devem se enfrentar nas urnas em outubro para ver quem comandará o estado de São Paulo. (Fotos: Paulo Pinto e Fabio Pozzebom/Agência Brasil)

O go­ver­na­dor de São Paulo, Tar­cí­sio de Frei­tas (Repu­bli­ca­nos), iro­ni­zou a ges­tão de Fer­nando Had­dad (PT) no Minis­té­rio da Fazenda. Os dois devem se enfren­tar nas urnas em outu­bro pelo comando do Estado de São Paulo pelos pró­xi­mos qua­tro anos.

A decla­ra­ção foi feita à rádio Jovem Pan. Tar­cí­sio disse que o adver­sá­rio foi o “melhor minis­tro da Fazenda da his­tó­ria do Para­guai”. Segundo o gover­na­dor, a carga tri­bu­tá­ria bra­si­leira espanta empre­sas que deci­dem trans­fe­rir os negó­cios para o país vizi­nho.

“Ele tem pas­sa­gem bri­lhante pelo Minis­té­rio da Fazenda. Ele se tor­nou o melhor minis­tro da Fazenda da his­tó­ria do Para­guai, por­que todas as empre­sas bra­si­lei­ras foram para lá. Depois de garan­tir para o Bra­sil a maior carga tri­bu­tá­ria da sua his­tó­ria, uma carga que está batendo quase 22% do PIB, depois de dei­xar um ras­tro de empre­sas endi­vi­da­das, de pes­soas ina­dim­plen­tes, o bra­si­leiro endi­vi­dado, um recorde de recu­pe­ra­ção judi­cial, um aumento de sete pon­tos na rela­ção dívida PIB, um rombo nas con­tas públi­cas.”

A fala do gover­na­dor foi feita após um dos entre­vis­ta­do­res ques­ti­oná-lo sobre a expec­ta­tiva de vol­tar a enfren­tar Had­dad qua­tro anos após vencê-lo em 2022. Uma decla­ra­ção feita pelo ex-minis­tro da Fazenda após os Esta­dos Uni­dos clas­si­fi­ca­rem o Comando Ver­me­lho (CV) e o Pri­meiro Comando da Capi­tal (PCC) tam­bém foi men­ci­o­nada. Na sexta-feira (29), Had­dad afir­mou nas redes soci­ais que Tar­cí­sio defen­dia “uma rela­ção de sub­ser­vi­ên­cia do Bra­sil diante dos Esta­dos Uni­dos”.

“Ele passa o dia todo gra­vando vídeo de mim, falando mal de mim. É um fã, deve ser. Ele devia apre­sen­tar um pro­jeto para São Paulo. Você quer ser gover­na­dor de São Paulo? Fala o que você pensa para São Paulo (…) O cara só fala boba­gem. Não tem sub­ser­vi­ên­cia nenhuma. Aqui tem expec­ta­tiva de com­ba­ter o crime”, diz Tar­cí­sio.

Na entre­vista, Tar­cí­sio de Frei­tas fez elo­gios aos pré-can­di­da­tos à Pre­si­dên­cia Ronaldo Cai­ado (PSD) e Romeu Zema (NOVO), mas disse não acre­di­tar na pos­si­bi­li­dade de uma ter­ceira via. Ele rea­fir­mou que seu can­di­dato ao Palá­cio do Pla­nalto é Flá­vio Bol­so­naro (PL-RJ).

“Só que está muito pola­ri­zado, então não tem espaço para essas lide­ran­ças regi­o­nais emer­gi­rem como uma lide­rança naci­o­nal. Então, a dis­puta vai ser entre Lula e o Flá­vio, não há dúvida disso”, diz Tar­cí­sio.

O gover­na­dor pau­lista tam­bém che­gou a men­ci­o­nar o caso do Banco Mas­ter, que afe­tou outros gover­nos esta­du­ais, como o do Rio de Janeiro:

“Sabe quan­tas vezes teve reu­nião com Vor­caro aqui em São Paulo? Nunca. Qual foi o inves­ti­mento que o Fundo de Pen­são de São Paulo, que a Pre­vic ou a SPREV fez em CDBs do Mas­ter? Zero. Nenhum. Então a gente está abso­lu­ta­mente tran­quilo com rela­ção a isso e isso não tem preço.” (Com informações do jornal O Globo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Flávio Bolsonaro, Romeu Zema e Ronaldo Caiado selam as pazes e dizem que estão unidos para impedir a reeleição de Lula
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x