Sábado, 18 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Taxa de juros sobe para 11,75% e está no maior patamar em cinco anos no Brasil

Compartilhe esta notícia:

Antes desse ciclo de altas, entre agosto de 2020 e fevereiro de 2021, a Selic tinha ficado estacionada no mínimo histórico de 2% ao ano.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Antes desse ciclo de altas, entre agosto de 2020 e fevereiro de 2021, a Selic tinha ficado estacionada no mínimo histórico de 2% ao ano. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (16) elevar a taxa básica de juros, de 10,75% para 11,75% ao ano – alta de um ponto percentual. É o nono aumento consecutivo. Com isso, a Selic alcançou o maior nível desde abril de 2017, quando estava em 12,25% ao ano.

Antes desse ciclo de altas, entre agosto de 2020 e fevereiro de 2021, a Selic tinha ficado estacionada no mínimo histórico de 2% ao ano.

De acordo com projeções de analistas do mercado financeiro, a Selic deve voltar a subir nos próximos meses. A previsão é de que o juro básico suba para 12,5% ao ano no começo de maio e para 12,75% ao ano em meados de junho, permanecendo neste patamar até o fim de 2022.

O aumento da taxa básica de juros é o principal instrumento do Banco Central para enfrentar a inflação. A sequência de altas na Selic, portanto, é uma tentativa do Copom de conter o movimento de alta de preços registrado nos últimos meses.

Em fevereiro, a inflação acelerou 1,01%, registrando a maior variação para o mês desde 2015.

Com a decisão desta quarta-feira, o atual ciclo de alta dos juros completa um ano. O processo de elevação da taxa Selic teve início em março do ano passado.

Uma das consequências da alta dos juros é o aumento das taxas bancárias. No ano passado, a elevação do juro bancário foi o maior em seis anos.

Ao encarecer os empréstimos, a alta da Selic influencia negativamente no consumo da população e nos investimentos produtivos. Dessa maneira, impacta negativamente o Produto Interno Bruto (PIB), o emprego e a renda.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Polícia prende mulher que “lavou” parte dos mais de 160 milhões de reais retirados do Banco Central através de um túnel, em um dos mais famosos crimes já cometidos no País
No Centro de Porto Alegre, Praça Oswaldo Cruz recebe obras de revitalização
https://www.osul.com.br/taxa-de-juros-sobe-para-1175-e-esta-no-maior-patamar-em-5-anos/ Taxa de juros sobe para 11,75% e está no maior patamar em cinco anos no Brasil 2022-03-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar