Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Taxa de transmissão do coronavírus no Brasil volta a ficar acima de 1 depois de cinco semanas, aponta levantamento

Compartilhe esta notícia:

Índice que mede o ritmo de contágio (Rt) do novo coronavírus no Brasil subiu de 0,98 para 1,01

Foto: Josué Damacena/Fiocruz
Pesquisadores usam uma tecnologia portátil de detecção mais ágil do que as atuais. (Foto: Josué Damacena/Fiocruz)

Após cinco semanas abaixo de 1, a taxa de transmissão do novo coronavírus (Sars-CoV-2) no Brasil voltou a subir, aponta monitoramento do Imperial College de Londres, no Reino Unido, com última atualização feita na segunda-feira (02).

O relatório mostra que o índice está em 1,01. Os dados levam em conta a média das estimativas de mortes na comparação das duas semanas. Pelas estatísticas, essa taxa pode ser maior (até Rt = 1,09) ou menor (até Rt = 0,92).

Os cientistas apontam que “a notificação de mortes e casos no Brasil está mudando; os resultados devem ser interpretados com cautela”, sem dar detalhes. Simbolizado por Rt, o “ritmo de contágio” é um número que traduz o potencial de propagação de um vírus: quando ele é superior a 1, cada infectado transmite a doença para mais de uma pessoa e a doença avança.

Queda nos testes

Um levantamento feito com dados do Ministério da Saúde apontou uma queda nos testes no país entre agosto e setembro; especialistas apontaram que isso pode indicar uma piora na capacidade em achar casos da doença (o que influencia a estimativa do Rt).

Em agosto, a taxa de transmissão do novo coronavírus no país caiu pela primeira vez para valores abaixo de 1. O Brasil tem mais de 160 mil mortes desde o início da pandemia. O número é o segundo maior do mundo, atrás apenas do valor dos Estados Unidos. O total de casos de Covid-19 no Brasil já passa de 5,5 milhões.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Universidade investiga se células de gordura são a fonte dos fatores que agravam o coronavírus
França planeja transferir pacientes com coronavírus para hospitais na Alemanha
https://www.osul.com.br/taxa-de-transmissao-do-coronavirus-no-brasil-volta-a-ficar-acima-de-1-depois-de-cinco-semanas-aponta-levantamento/ Taxa de transmissão do coronavírus no Brasil volta a ficar acima de 1 depois de cinco semanas, aponta levantamento 2020-11-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar