Quinta-feira, 06 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Termo de cooperação dá início à maior rodada de conciliação de precatórios da história do Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

Acordo foi assinado pelo governador Eduardo Leite e pelos desembargadores Voltaire de Lima Moraes, Carmen Gonzalez e Ricardo Teixeira

Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini
Acordo foi assinado pelo governador Eduardo Leite e pelos desembargadores Voltaire de Lima Moraes, Carmen Gonzalez e Ricardo Teixeira. (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini)

O governo do Rio Grande do Sul e o Poder Judiciário firmaram na quinta-feira (02) um termo de cooperação técnica considerado o ponto inicial para a abertura da próxima rodada de conciliação de precatórios, a maior da história no Estado.

O acordo foi assinado no Palácio Piratini pelo governador Eduardo Leite, pelo presidente do TJ-RS, desembargador Voltaire de Lima Moraes, pela presidente do TRT-4, desembargadora Carmen Isabel Gonzalez, e pelo presidente do TRF-4, desembargador Ricardo Teixeira do Valle Pereira. O estoque de precatórios no RS atualmente totaliza R$ 17 bilhões.

Com o acordo, o Executivo, por meio da Procuradoria-Geral do Estado e da Secretaria da Fazenda, e os tribunais estabelecerão um procedimento mais célere e efetivo para operacionalizar a nova rodada, prevista para ser convocada em janeiro de 2022. Pela primeira vez desde que o texto constitucional passou a prever a quitação de precatórios por meio de acordos diretos, serão chamados todos os credores de precatórios devidos pelo Estado e pelos entes integrantes da administração indireta (autarquias e fundações), desde os mais antigos até aqueles inscritos para pagamento no orçamento de 2022.

“Os acordos diretos são uma forma importante de pagamento de precatórios e aqui estamos ajustando a condução desses acordos em um entendimento com todas as partes, para que haja segurança e possamos avançar.  É preciso resguardar o papel e a autonomia dos Poderes, mas sem deixar de dialogar para encontrar soluções que atendam a população, como essa que estamos propondo, afinal todos trabalhamos para um mesmo povo.  Esse termo é um exemplo de que temos encontrado muito bons entendimentos nesse diálogo institucional”, afirmou o governador.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Boate Kiss: testemunhas de acusação e de defesa são ouvidas no terceiro dia de julgamento
Mais de 20% das ligações recebidas pelo Samu de Porto Alegre em novembro foram feitas por engano
https://www.osul.com.br/termo-de-cooperacao-da-inicio-a-maior-rodada-de-conciliacao-de-precatorios-da-historia-do-rio-grande-do-sul/ Termo de cooperação dá início à maior rodada de conciliação de precatórios da história do Rio Grande do Sul 2021-12-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar