Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Terras indígenas na Amazônia registram o maior número de queimadas desde 2011

Compartilhe esta notícia:

O número de queimadas em 2019 representa o dobro do que foi verificado no ano passado. (Foto: Divulgação)

O número de focos de queimadas registrados pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em terras indígenas nos nove primeiros meses deste ano é o maior desde 2011 e representa o dobro do que foi verificado no ano passado.

Foram flagrados 5.242 pontos pelos satélites em áreas demarcadas na Amazônia em 2019, contra 2.680 contabilizados no mesmo período de 2011 e 2.544 em 2018. O recorde da década ocorreu em 2010, com 7.451 pontos de queimadas em áreas indígenas.

O Programa Queimadas do Inpe analisa a situação das terras indígenas considerando os focos dentro e fora do seu território. A terra indígena Karipuna, que tem 153 mil hectares e fica em Rondônia, é a mais ameaçada quando o critério é o número de focos no entorno do limite demarcado.

Nos últimos dez anos, a terra aparece sete vezes no topo da lista de terras com mais focos detectados em um raio de até cinco quilômetros do território.

Já o Parque do Xingu, que compreende 16 povos em um território de 2,642 milhões de hectares também dentro da Amazônia, registra o maior número de focos de incêndio em sua própria área.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Vendas do comércio brasileiro crescem em agosto
Câmara dos Deputados aprova partilha de recursos do megaleilão do pré-sal com Estados e municípios
https://www.osul.com.br/terras-indigenas-na-amazonia-tem-o-maior-numero-de-queimadas-desde-2011/ Terras indígenas na Amazônia registram o maior número de queimadas desde 2011 2019-10-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar