Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Tecnologia Tire suas dúvidas sobre as falhas que afetam quase todos os computadores e celulares

Compartilhe esta notícia:

O ataque ocorreu no mesmo dia em que o CNJ lançou uma campanha para combater as fake news. (Foto: Reprodução)

Na quarta-feira (3), um grupo de especialistas em segurança da computação revelou duas falhas que afetam quase todos os microprocessadores, os cérebros digitais dos computadores do planeta. As falhas, Meltdown e Spectre, podem permitir que hackers roubem senhas, fotos, documentos e outros dados de smartphones, computadores pessoais e dos serviços de computação em nuvem de que muitas empresas dependem. As informações são do jornal The New York Times.

Algumas das maiores companhias mundiais de tecnologia estão trabalhando para corrigir essas falhas. Mas os pesquisadores que as identificaram afirmaram que a falha Spectre não é reparável completamente. “É uma falha fundamental na maneira pela qual os processadores vêm sendo produzidos ao longo das décadas”, disse Paul Kocher, um dos pesquisadores que descobriram o problema. Abaixo, um guia sobre o que você precisa saber e deveria fazer a respeito.

Onde ficam essas falhas?
As duas são problemas na maneira pela qual chips de computador são projetados. A Meltdown afeta a maioria dos processadores produzidos pela Intel, a empresa que fornece chips para a maior parte dos computadores pessoais e para mais de 90% dos servidores em uso no planeta.

A Spectre é mais difícil de ser explorada por hackers, mas afeta número ainda maior de dispositivos, entre os quais chips da Intel e da fabricante rival de microprocessadores AMD e muitos chips baseados na arquitetura desenvolvida pela companhia britânica ARM. Quase todos os celulares contêm chips ARM.

As duas falhas oferecem a hackers uma forma de roubar dados, entre os quais senhas e outras informações sensíveis. Se hackers conseguirem controlar software que opere em um desses chips, poderão roubar dados de outros softwares que operem na mesma máquina. Isso representa um problema especialmente sério para os serviços de computação em nuvem.

Serviços de computação em nuvem
Operados por empresas como Amazon, Microsoft e Google, esses serviços permitem que qualquer empresa ou pessoa alugue acesso a recursos de computação via Web. Em um serviço de computação em nuvem, cada servidor tipicamente atende a muitos clientes distintos. Ao explorar a falha Meltdown, um hacker poderia subir software para um serviço em nuvem e capturar dados de qualquer outra pessoa ou empresa que tenha carregado software no mesmo servidor.

Smartphones e computadores 
Os celulares e os computadores pessoais são alvos mais difíceis. Para que possam explorar as falhas nos chips, hackers teriam de encontrar maneiras de instalar software deles nos aparelhos dos usuários. Podem fazê-lo convencendo o usuário a baixar um app de uma loja de aplicativos para smartphones, ou iludir o usuário para que ele visite um site que transferiria códigos para a máquina do visitante.

As empresas estão corrigindo os defeitos?
Estão tentando. O Meltdown pode ser corrigido por meio da instalação de um patch de software na máquina. A Microsoft lançou um patch para computadores que usam o sistema operacional Windows. A Apple anunciou ter lançado patches para o iOS, Mac e Apple TV que ajudam a mitigar o problema. A Intel também está trabalhando em atualizações para resolver o problema. Cabe agora aos consumidores instalar as soluções em suas máquinas.

O que devo fazer?
Mantenha seu software atualizado. Isso inclui o sistema operacional e aplicativos como seu navegador e seu software antivírus. Microsoft, Mozilla e Google já lançaram patches para o Internet Explorer, Firefox e Chrome, a fim de ajudar a combater o problema. Instalar um bloqueador de publicidade em seu navegador também é uma salvaguarda, de acordo com especialistas em segurança.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

Um novo golpe está usando um e-mail falso da Apple para roubar os dados dos clientes
A Nasa apresentou a missão que vai estudar a “fronteira” do espaço
https://www.osul.com.br/tire-suas-duvidas-sobre-as-falhas-que-afetam-quase-todos-os-computadores-e-celulares/ Tire suas dúvidas sobre as falhas que afetam quase todos os computadores e celulares 2018-01-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar