Sexta-feira, 28 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Tribunal de Contas da União vê irregularidade em salários pagos no Ministério Público da União e exige devolução

Compartilhe esta notícia:

Para o TCU, todos os órgãos devem remunerar seus membros conforme a Constituição e determinou que todos os órgãos cobrem os valores pagos a mais. (Foto: Arquivo/Marcos Santos/USP Imagens)

Após uma discussão que se arrastou por quase 10 anos, o TCU (Tribunal de Contas da União) decidiu que o regime de remuneração aplicado aos procuradores do MPU (Ministério Público da União) é ilegal. Com a decisão, esses servidores terão que devolver dinheiro aos cofres públicos.

O MPU compreende quatro procuradorias: Federal, Militar, Eleitoral e do Trabalho. Durante vários anos, os servidores desses órgãos que exerciam funções de chefia, direção ou assessoramento recebiam uma gratificação extra. No fim de cada exercício, eles incorporavam ao salário fixo um valor de 20% de gratificação, instrumento conhecido como “quinto”, que se repetia a cada ano até completar 100%.

Quando o funcionário prestava concurso e se tornava procurador, todas essas gratificações já integravam seu salário fixo. Porém, o cargo de procurador está sujeito ao sistema de remuneração por subsídio, que, segundo o artigo 37 da Constituição, deve ser pago “em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio ou verba de representação”.

Para o TCU, todos os órgãos devem remunerar seus membros conforme a Constituição e determinou que “cobrem os valores pagos de forma diversa à referida”, mas não especificou o montante a ser reposto.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Cerca de 50 pessoas morreram em assassinatos e acidentes no feriadão de Natal dos gaúchos
Bancos só funcionam três dias nesta semana
https://www.osul.com.br/tribunal-de-contas-da-uniao-ve-irregularidade-em-salarios-pagos-no-ministerio-publico-da-uniao-e-exige-devolucao/ Tribunal de Contas da União vê irregularidade em salários pagos no Ministério Público da União e exige devolução 2015-12-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar