Quarta-feira, 30 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Tribunal Superior Eleitoral inicia testes de segurança das urnas eletrônicas para as eleições de 2022

Compartilhe esta notícia:

Os participantes também poderão abrir a urna para conhecer o funcionamento interno. (Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE)

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) começou nesta segunda-feira (11) os testes de segurança das urnas eletrônicas para as eleições de 2022. Os participantes tiveram acesso aos códigos-fonte dos softwares responsáveis pela transmissão e recebimento dos dados. São cerca de 4 milhões de linhas de código. Os participantes também poderão abrir a urna para conhecer o funcionamento interno. Os testes vão acontecer somente na sede do TSE.

Esta é a primeira fase do Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação e vai até 22 de outubro. Os 39 especialistas vão preparar estratégias para atacar o sistema entre os dias 22 e 26 de novembro. O objetivo é encontrar e corrigir possíveis falhas de segurança.

O coordenador dos Sistemas Eleitorais, José de Melo Cruz, apresentou um novo modelo de urna e defendeu abrir o código-fonte.

Esta é a sexta edição do teste. O chefe da Seção de Voto Informatizado, Rodrigo Coimbra, diz que o evento já contribuiu para melhoria do mecanismo que embaralha os votos e da segurança do software na urna.

Segundo Coimbra, a expectativa é que os investigadores comecem a ter um conhecimento sobre os sistemas eleitorais e seu funcionamento, de modo que eles sejam capazes de elaborar planos de teste. “O trabalho ainda está bem no início. No primeiro dia, os investigadores têm muita informação pra assimilar e ainda estão se ambientando na estrutura montada pelo TSE”, explica.

Rangeu Silva é um dos investigadores. Ele diz que precisa avaliar o código para saber como atacá-lo, mas espera encontrar dificuldade.

Após os testes de novembro, os investigadores vão repassar ao TSE as falhas que encontrarem. Depois das correções feitas pelos técnicos do tribunal, os testes serão refeitos para verificar se os problemas foram sanados. Os trabalhos devem durar até maio.

Na fase de pré-inscrição, o TSE recebeu 39 pedidos de investigadores interessados em esmiuçar o sistema eletrônico de votação em busca de vulnerabilidades, para, assim, contribuir para a segurança e a transparência das próximas eleições. Foram registradas pré-inscrições de sete grupos e de 16 investigadores individuais, que até o dia 25 de outubro poderão apresentar os planos de ataque que pretendem executar durante o TPS (Teste Público de Segurança) 2021. As informações são da Agência Brasil e do TSE.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Uniões homoafetivas no País registram aumento de 37%
Bancos não abrem no País todo no feriado desta terça; veja o que fazer com as contas
https://www.osul.com.br/tribunal-superior-eleitoral-inicia-testes-de-seguranca-das-urnas-eletronicas-para-as-eleicoes-de-2022/ Tribunal Superior Eleitoral inicia testes de segurança das urnas eletrônicas para as eleições de 2022 2021-10-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar