Terça-feira, 11 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Trump aprovou plano para atacar o Irã, diz a imprensa dos Estados Unidos

Compartilhe esta notícia:

Trump se reuniu com integrantes do Conselho de Segurança Nacional e sinalizou a possibilidade de uma ação militar

Foto: Reprodução
O Brasil é o país com a maior tarifa a ser aplicada por Trump. (Foto: Reprodução)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aprovou um plano para atacar o Irã, afirmou a imprensa norte-americana na quarta-feira (18). Segundo o jornal The Wall Street Journal e a rede de TV CBS, funcionários do alto escalão informaram que o presidente aprovou um plano tático de ataque, mas não havia dado a palavra final sobre se ele seria executado.

Fontes ouvidas pelos dois veículos disseram que o presidente teria suspendido a ação até que houvesse uma palavra final do Irã sobre o seu programa nuclear. A proposta de Trump seria não atacar o país apenas se o Irã abandonar seu programa nuclear.

Na quarta, em entrevista coletiva, ao ser questionado sobre possíveis ataques contra o Irã, o presidente norte-americano não negou. “Não posso dizer ainda”, afirmou a jornalistas.

A escalada dos ataques entre Israel e Irã aumentou a pressão para que os Estados Unidos se envolvam diretamente no conflito. Nesta semana, Trump se reuniu com integrantes do Conselho de Segurança Nacional e sinalizou a possibilidade de uma ação militar.

Em resposta, o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, advertiu que qualquer ofensiva americana terá “consequências sérias e irreparáveis” e prometeu reagir caso o país seja alvo de bombardeios.

Os Estados Unidos são aliados estratégicos de Israel e, tradicionalmente, se posicionam ao lado do país em conflitos no Oriente Médio.

Em fevereiro, Trump retomou a política de “pressão máxima” sobre o Irã com o objetivo de forçar um novo acordo nuclear. Trump também já havia declarado que, se as negociações fracassassem, poderia atacar o Irã com o apoio de Israel. O uso da palavra “nós” em postagens recentes sobre o controle do espaço aéreo iraniano acendeu alertas sobre a possível entrada dos EUA no conflito.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

“Não é nada comparável ao que nós tivemos em maio do ano passado”, diz o governador gaúcho sobre as chuvas
Irã ataca hospital em Israel e deixa dezenas de feridos
https://www.osul.com.br/trump-aprovou-plano-para-atacar-o-ira-diz-a-imprensa-dos-estados-unidos/ Trump aprovou plano para atacar o Irã, diz a imprensa dos Estados Unidos 2025-06-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar