Quinta-feira, 27 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Uergs terá curso de mestrado em 2016

Compartilhe esta notícia:

Uergs e Sedac assinaram termo de cooperação para incrementar o setor no Estado. (Foto: Reprodução)

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) obteve aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a oferecer mestrado profissional em Ambiente e Sustentabilidade. O parecer do órgão responsável no Ministério da Educação pela aprovação e gestão de cursos de pós-graduação foi publicado nessa terça-feira (3). A primeira turma do curso deve ser aberta no próximo ano na Unidade em São Francisco de Paula.

Este será o primeiro curso de mestrado aberto pela Uergs, que completará 15 anos em 2016. De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Clódis Andrades Filho, a aprovação da Capes representa um salto no crescimento da Universidade. “É um sinal de que a Uergs chegou num patamar elevado de maturidade científica, com condições de oferecer um mestrado. Contribui para essa conquista o alto nível de capacitação e produtividade científica e técnica dos professores que elaboraram a proposta”, destaca o pró-reitor.

Um dos critérios mais relevantes levados em consideração pela Capes é a produção docente, medida pela publicação de livros e artigos que tenham impacto científico e tecnológico. O projeto também foi valorizado pelo respaldo de outras instituições. “A oferta do curso vem apoiada na proposta por diferentes prefeituras, organizações e setores do governo, o que demonstra sua importância e relevância para a Região Nordeste do Rio Grande do Sul”, diz o parecer da Capes.

A escolha da Unidade em São Francisco de Paula para sediar o curso se fundamenta na diversidade de áreas ambientalmente protegidas na região. “Há uma grande necessidade de capacitação do funcionalismo público e privado na área ambiental, o que justifica inclusive o apoio de diversas instituições nesta iniciativa”, explica a reitora, Arisa Araujo da Luz.

A proposta do curso é interdisciplinar, voltada a profissionais de diversas áreas. Serão três linhas de pesquisa: Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento; Tecnologias Sustentáveis para o Desenvolvimento; Conservação e Manejo da Biodiversidade. “A ideia é produzir trabalhos interdisciplinares e com alta aplicabilidade para atender as demandas socioambientais”, acrescenta o pró-reitor.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Campus Zona Sul UniRitter
Vestibular da UniRitter está com inscrições abertas
Sartori pede recursos do Fundo Nacional de Saúde para obras de conclusão do hospital em Santa Maria
https://www.osul.com.br/uergs-tera-curso-de-mestrado-em-2016/ Uergs terá curso de mestrado em 2016 2015-11-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar