Quarta-feira, 22 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 23 de dezembro de 2020
À medida em que se aproxima a data de sua posse – 1º de janeiro – como prefeito de Porto Alegre para a gestão 2021-2024, Sebastião Melo vai anunciando os integrantes de seu primeiro escalão. E alguns possíveis titulares de pastas também passam a ser cogitados, à espera de confirmação. É o caso de Luiz Fernando Záchia: segundo informações extraoficiais, ele já teria aceitado comandar a Secretaria de Mobilidade Urbana – responsável pela EPTC e Carris.
Ligado ao mesmo MDB de Melo, Záchia é formado em administração de empresas e tem se mantido afastado da política nos últimos anos, após uma trajetória como vice-presidente do Sport Club Internacional, vereador, deputado estadual (presidiu a Câmara Municipal e a Assembleia Legislativa). Também atuou como chefe da Casa Civil do Palácio Piratini e secretário do Meio Ambiente da Capital gaúcha.
Neste último cargo, ele chegou a ficar cinco dias na Cadeia Pública (ex-Presídio Central), em 2013, ao ser alvo de mandado de prisão pela operação “Concutare” da PF (Polícia Federal) em 2013, sob a acusação de que integrava um esquema de corrupção para o fornecimento de licenças ambientais. O inquérito, no entanto, acabou arquivado pela Justiça sem que Záchia fosse denunciado. Ele tem 65 anos e recentemente escreveu um livro sobre esse episódio.
Os nomes de outros dez escolhidos já foram confirmados oficialmente por Sebastião Melo, em transmissões realizadas nesta semana nas redes sociais: sete na segunda-feira e três no dia seguinte.
A lista inclui o titular da Secretário Municipal da Saúde, Mauro Sparta. Médico formado pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e ligado ao Grupo Hospitalar Conceição (GHC), ele é especialista em cirurgia plástica, já exerceu mandato como deputado estadual pelo PSDB e comandou a Secretaria Estadual do Meio Ambiente no governo estadual de Germano Rigotto (2003-2006).
Outro posto-chave com ocupante já definido é o da Secretaria da Segurança Pública. Trata-se do coronel reformado e ex-comandante da BM (Brigada Militar) Mário Ikeda, que se aposentou no ano passado e agora, sem conseguir se eleger vereador, assumirá a nova função com um desafio ambicioso: “transformar a capital gaúcha na mais segura do Brasil”.
Outro emedebista histórico consta na relação: o vereador eleito Cezar Schirmer, ex-secretário estadual de Segurança e prefeito de Santa Maria (Região Central do Estado) na época do incêndio da boate Kiss (janeiro de 2013), que resultou na morte de 242 pessoas. Ele estará à frente da pasta de Planejamento e Assuntos Estratégicos terá como chefe
Na Coordenação Política e Relações Comunitárias, o vereador Cássio Trogildo (PTB) deve desempenhar esse papel, do qual faz parte a a articulação política com a Câmara Municipal. Um aspecto fundamental, aliás, para a futura gestão do Executivo: vale lembrar a relação conflituosa entre o Parlamento e o atual prefeito, que por pouco não teve o seu mandato abreviado por um processo de impeachment na Casa.
As escolhas mais recentes incluem, ainda, a também ex-secretária do Meio Ambiente Ana Maria Pellini para a pasta de Parcerias Estratégicas e o sociólogo Léo Voigt para o Desenvolvimento Social. Ambos foram anunciados durante a tarde, em nova transmissão ao vivo nas redes sociais.
O próprio vice-prefeito eleito, Ricardo Gomes (DEM), está entre os selecionados, já que ele acumulará a função com a chefia da pasta do Desenvolvimento Econômico e Turismo, ao menos de forma provisória.
Já a Fazenda Municipal será capitaneada pelo advogado Rodrigo Sartori Fantinel, atualmente diretor da Divisão de Arrecadação e Cobrança da Receita Municipal.
Para a Administração, o escolhido foi o também advogado André Barbosa, ao passo que a Secretaria de Serviços Urbanos terá como titular o advogado Marcos Felipi Garcia, que também tentou – sem sucesso – uma vaga na Câmara Municipal.
Transição
Eleito em segundo turno no dia 28 de novembro, Sebastião Melo designou Cezar Schirmer para dar início às tratativas de transição de governo com a atual prefeitura. No dia 2 de dezembro Schirmer, ele foi recebido por Marchezan, que incumbiu o secretário municipal de Relações Institucionais, Christian Lemos, de coordenar o processo.
No dia 15, a administração municipal deu início a seminários setorizados, por áreas de atuação. A abertura foi realizada por Lemos, que ressaltou a transparência da atual gestão em passar todos os dados ao novo governo municipal “de forma aberta e transparante”, e sempre com transmissão ao vivo, através da página da prefeitura no Facebook.
(Marcello Campos)