Quarta-feira, 22 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 5 de fevereiro de 2020
Uma cerimônia realizada na tarde dessa quarta-feira no TJ-RS (Tribunal de Justiça) do Rio Grande do Sul marcou a apresentação oficial da comissão encarregada de elaborar um plano de carreira único para os servidores do Poder Judiciário gaúcho. A iniciativa foi prestigiada por magistrados e presidentes de entidades representativas da categoria.
A Portaria nº 006/2020, assinada pelo novo presidente da Corte, desembargador Voltaire de Lima Moraes, designou o colega Eduardo Uhlein para presidir colegiado. Já o desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira será o secretário-geral, ao passo que o analista judiciário Luciano José Martins Vieira exercerá a secretaria-executiva. Também integram a Comissão o Desembargador Dilso Domingos Pereira e a Juíza-Corregedora Cristiane Hoppe. A servidora Luciane dos Santos Nolasco Fialho foi indicada para assessorar o grupo.
Durante a sua manifestação, Voltaire de Lima Moraes destacou que a formação da equipe de trabalho representa um marco muito importante para a nova administração do Tribunal. Ele asseverou que um dos objetivos do novo comando do Judiciário é a valorização dos servidores e que isso passa pela elaboração de um plano de carreira “que seja factível levando em consideração também a realidade orçamentária e financeira do Judiciário”.
Moraes delegou ao grupo amplos poderes para analisar a situação dos servidores: “Tenho ampla confiança nesta Comissão que a partir de agora vai tratar do novo Plano, fazendo uma interlocução importante com os servidores, e espero que, da maneira mais rápida possível, possamos resolver esta situação. Será aberto o espaço necessário para que as entidades também possam se manifestar sobre o tema. “Estamos todos no mesmo barco e temos o compromisso de levá-lo até um porto seguro”.
Novos tempos
O desembargador Eduardo Uhlein, que presidirá o colegiado, fez referência ao discurso de posse de Voltaire no comando do TJ-RS para o biênio 2020-2021, em cerimônia realizada na segunda-feira. Segundo ele, o colega destacou o compromisso de elaborar um novo plano de carreira, sendo que o próprio Voltaire comandou, há dez anos, uma equipe de trabalho semelhante.
“Nos tempos atuais, temos uma série de aspectos diferentes daquela época, com mudanças na legislação e a carência de aproximadamente 2 mil cargos vagos”, analisou Uhlein. “É preciso que haja unidade entre magistrados e servidores na busca da melhor solução para a implementação da iniciativa.”
Prestigiaram a cerimônia os desembargadores Dilso Domingos Pereira, Antonio Vinicius Amaro da Silveira (que também preside o Conselho de Comunicação Social), a 1ª vice-presidente do TJ-RS, Liselena Schifino Robles Ribeiro, o 3º vice, Ney Wiedemann Neto, e a corregedora-geral da Justiça, Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak.
Os presidentes de conselhos Alberto Delgado Neto (Informática), Franscisco José Moesch (Relações Institucionais) e Iris Helena Medeiros Nogueira (Administração, Planejamento e Gestão) também acompanharam a solenidade, assim como o integrante do CNJ (Conselho Nacional e Justiça) Mário Augusto Figueiredo de Lacerda Guerreiro.
Dentre as entidades de classe, marcaram presença os presidentes do Sindjus (Sindicato dos Servidores da Justiça do Rio Grande do Sul), Fabiano Zalazar, da ASJ (Associação dos Servidores da Justiça do Rio Grande do Sul), Paulo Olimpyo, da Acedijus (Associação dos Contadores Escrivães e Distribuidores da Justiça), Jardel Pens, da Aresjur (Associação Representativa dos Servidores do Judiciário Riograndense), Marco Aurelio Weber, da Abojeris (Associação dos Oficiais de Justiça do Rio Grande do Sul), Sirlan da Rosa Cruz, e do Cejus (Centro dos Funcionários do Tribunal de Justiça), Maria Beatriz Machado.
(Marcello Campos)