Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Ciência Uma empresa japonesa está desenvolvendo um foguete comercial reutilizável e prevê estrear voos espaciais em 5 anos

Compartilhe esta notícia:

A nave da PD Aerospace será capaz de transportar seis passageiros e dois pilotos. (Foto: Reprodução)

Após Virgin Galactic, Amazon, Space X e até da Boeing avançarem e chegarem perto de mandar turistas para o espaço, mais uma empresa acaba de entrar no páreo no segmento ainda completamente inexplorado. Trata-se da startup japonesa PD Aerospace, que está desenvolvendo um foguete comercial reutilizável e prevê estrear voos espaciais até 2023.

A nave da PD Aerospace, que é baseada em Nagoya, será capaz de transportar seis passageiros e dois pilotos, e a pretensão da startup é que seu modelo de foguete consiga realizar voos de até 110 quilômetros de altitude – ou seja, dez quilômetros acima do limite de 100 quilômetros chamado de linha de Kárman, a partir de onde a nave entra em órbita na Terra. Lá, os passageiros ficariam aproximadamente cinco minutos com a experiência de gravidade zero, com janelas para observar a superfície da Terra neste período.

A nave da PD Aerospace, que é baseada em Nagoya, será capaz de transportar seis passageiros e dois pilotos. O preço, porém, será a princípio muito menor do que o de suas concorrentes: 153 mil dólares por passageiro, menos que os 250 mil dólares da aeronave Unity, modelo da Virgin Galactic, e os 200 mil dólares a  300 mil dólares previstos pela Amazon para seu foguete Blue Origin.

Um dos motivos disso, segundo o site Japan Times, é que a empresa pretende lançar a nave espacial a partir de pistas comuns de aeroportos, o que manteria os custos baixos em comparação com o uso de foguetes não reutilizáveis.

O primeiro modelo de testes não-tripulados do modelo já está pronto, e seu primeiro voo espacial deve ser realizado em breve, e chegar até uma altitude de 100 quilômetros. Em julho de 2017, porém, a PD Aerospace obteve sucesso em um sistema de propulsão experimental, o primeiro no mundo, que pode alternar entre uma função de motor a jato e motor de foguete.

Champanhe no espaço

Quem resolver fazer turismo espacial não poderá reclamar de ficar sem champanhe. Pelo menos é o que promete o designer francês Octave de Gaulle, que projetou uma garrafa especial para o champagne Mumm Grand Cordon Stellar.

A garrafa recipiente foi adaptada para derramar o líquido borbulhante em condições de gravidade zero. O projeto aconteceu em parceria com a Agência Espacial.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Ciência

O Conselho Monetário Nacional, em reunião marcada para quinta-feira, deverá reduzir a meta de inflação dos atuais 4,5% para 4,25%
Famílias separadas na fronteira entre os Estados Unidos e o México se unem por três minutos
https://www.osul.com.br/uma-empresa-japonesa-esta-desenvolvendo-um-foguete-comercial-reutilizavel-e-preve-estrear-voos-espaciais-ate-2023/ Uma empresa japonesa está desenvolvendo um foguete comercial reutilizável e prevê estrear voos espaciais em 5 anos 2018-09-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar