Quarta-feira, 16 de julho de 2025
Por Redação O Sul | 17 de junho de 2020
Após dois dias de cumprimento de mandados de busca e apreensão em Porto Alegre, nesta quarta-feira (17) a Polícia Civil totalizou ao menos oito prisões em flagrante de homens envolvidos em crimes de pedofilia, com armazenamento e distribuição de material pornográfico infantojuvenil. Também foram apreendidos computadores, celulares, CDs e equipamentos.
Dentre os alvos dos mandados estavam dois porteiros, de 59 e 63 anos, que trabalhavam como porteiros respectivamente nos bairros Cristal (Zona Sul) e Centro Histórico. Também foi preso um policial militar da reserva, de 60 anos.
“Todos foram autuados pelo crime de armazenamento de material pornográfico infantojuvenil”, informou a titular da DPCAVD (Delegacia para Criança e o Adolescente Vítimas de Delito) da Capital, Sabrina Teixeira, coordenadora da operação, denominada “Infância Protegida”.
Peritos da equipe de Informática Forense do Departamento de Criminalística acompanharam as buscas para auxiliar na obtenção de arquivos armazenados nos dispositivos, além de realizar perícias nos localis, mediante autorização judicial.
Prioridade
Segundo ela, a ofensiva está entre as prioridades da corporação, devido à gravidade desse tipo de crime, que abrange a produção e compartilhamento de fotografias e vídeos contendo cena erótica, pornográfica ou de sexo explícito envolvendo criança ou adolescente expressa o cometimento de um crime.
“A internet pode passar uma falsa sensação de anonimato [para os criminosos], mas as atividades envolvendo pedofilia no âmbito virtual têm sido rigorosamente investigadas pela Polícia Civil”, reiterou a delegada.
(Marcello Campos)