Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Vacina é eleita a palavra do ano de 2021 pelos brasileiros

Compartilhe esta notícia:

Maioria das mortes está relacionada a pacientes que não foram imunizados ou não completaram a imunização. (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

“Vacina” foi eleita a palavra do ano de 2021 por brasileiros ouvidos por uma pesquisa da consultoria Cause e do Instituto de Pesquisa Ideia. O levantamento foi realizado com amostra representativa da população brasileira de 1.200 entrevistas, entre os dias 6 e 9 de dezembro.

Vinte e dois porcento dos entrevistados escolheram “vacina” como a palavra que mais representou o ano de 2021. Em segundo lugar os entrevistados escolheram a palavra “esperança”, com 17% das preferências, seguida por seguida por “saúde” e “recomeçar”.

O resultado de 2021 coincide com a palavra do ano eleita pelo dicionário Oxford (de língua inglesa): “vax’”, uma abreviação para vacina que, segundo a publicação, foi usada 72 vezes mais esse ano em relação a 2020.

Em anos anteriores, as palavras “Luto”, “Dificuldades” e “mudanças” foram escolhidas pelos entrevistados: 2021 – Vacina; 2020 – Luto; 2019 – Dificuldades; 2018 – Mudança e 2017 – Corrupção.

Metodologia – Segundo o Instituto Ideia, a pesquisa é realizada há seis anos e as entrevistas foram feitas por telefone por uma equipe de entrevistadores contratados, que aplicam um questionário nos entrevistados.

O processo de escolha da palavra do ano passa por três etapas. Primeiro, 15 especialistas, entre jornalistas, publicitários, pesquisadores e acadêmicos que sugerem palavras que, na visão deles, melhor definiram o ano. São nomes como o antropólogo Roberto DaMatta, a psicóloga e líder de recursos humanos Mafoane Odara, o jornalista Sérgio Rodrigues, a escritora Alice Ruiz e a diretora-executiva do Sistema B Brasil, Francine Lemos.

Em seguida, sócios e estrategistas da Consultoria Cause combinam os conceitos mais citados pelos especialistas com os itens mais pesquisados nas ferramentas de busca e os mais comentados nas redes sociais, diz o instituto.

Após essa etapa, os termos selecionados passaram por votação popular realizada pelo Instituto de Pesquisa Ideia, através das entrevistas.

A margem de erro da pesquisa é de 2.85 pontos percentuais para mais ou para menos.

“A vacina foi catalisadora da esperança dos brasileiros e brasileiras em 2021. A simbologia de chegar a vez de ser vacinado alimentou a expectativa de dias melhores para os milhões que aderiram rápido ao processo de vacinação. Não que a vacinação tenha eliminado as incertezas da população brasileira, mas foi um grande passo de auto-estima, saúde e esperança”, afirmou o presidente do Instituto de Pesquisa Ideia, Maurício Moura.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Supremo julgará em 2022 se acordos prevalecem sobre leis trabalhistas
Passageira de navio da MSC relata que não há fiscalização de isolamento para quem testou positivo para covid
https://www.osul.com.br/vacina-e-eleita-a-palavra-do-ano-de-2021-pelos-brasileiros-diz-pesquisa/ Vacina é eleita a palavra do ano de 2021 pelos brasileiros 2021-12-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar