Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Heavy Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Celebridades Vaticano elogia filme vencedor do Oscar por dar voz a vítimas de pedofilia

Compartilhe esta notícia:

Elenco de "Spotlight - Segredos Revelados". (foto: reprodução)

O jornal do Vaticano, L’Osservatore Romano, evitou polemizar com o filme “Spotlight”, ganhador do Oscar de Melhor Filme, que trata do escândalo de pedofilia na Igreja Católica, e considerou o longa “emocionante” por dar voz ao horror e à dor das vítimas.

“Fica claro que dentro da Igreja há muitas pessoas que estão mais preocupadas com a imagem da instituição do que com a gravidade do ato”, admitiu, em um artigo publicado no jornal da Santa Sé, a teóloga Lucetta Scaraffia, ao comentar o prêmio atribuído pela Academia de Hollywood.

“Nada pode justificar a grave falta cometida por toda pessoa que representa Deus e que usa sua autoridade para abusar de um inocente. Tudo está bem contado no filme”, escreveu a colunista. Trata-se da primeira reação ao prêmio atribuído ao filme, que também levou o Oscar de melhor roteiro, e ao pedido feito durante a cerimônia ao papa Francisco pelo diretor, Tom McCarthy, e os produtores do longa, para que o pontífice argentino continue combatendo este flagelo. “Há confiança em um papa que está continuando a limpeza iniciada por seu antecessor desde que era cardeal”, comentou a colunista Lucetta.

“O fato de que na cerimônia do Oscar se tenha feito um chamado ao papa Francisco para que combata este flagelo deve ser visto como um sinal positivo”, sustentou. “Papa Francisco, é hora de proteger as crianças e restaurar nossa fé”, disse Michael Sugar, um dos produtores, ao subir ao palco para receber o prêmio na noite de domingo, em Hollywood.

O jornal do Vaticano lamentou apenas que o filme não mencione “a longa e firme luta” contra a pedofilia dentro da Igreja travada pelo cardeal Joseph Ratzinger quando era o prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e após chegar, em 2005, ao trono de Pedro como Bento XVI.

“Spotlight” relembra a reportagem feita pelo jornal The Boston Globe para revelar em 2002 os casos de pedofilia da Igreja Católica, um escândalo mundial que envolveu a hierarquia da Igreja americana e, em particular, o cardeal Bernard Law, que omitiu sistematicamente os abusos sexuais cometidos por quase uma centena de sacerdotes nos Estados Unidos. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Celebridades

Mick Jagger dá entrevista a Luciana Gimenez
Após crise de hipertensão, Gilberto Gil recebe alta; cantor ficou cinco dias internado
https://www.osul.com.br/vaticano-elogia-filme-vencedor-do-oscar-por-dar-voz-a-vitimas-de-pedofilia/ Vaticano elogia filme vencedor do Oscar por dar voz a vítimas de pedofilia 2016-03-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar