Terça-feira, 28 de Janeiro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
24°
Mostly Cloudy

Esporte Veleiros do Sul participa da Semana Internacional de Vela do Rio de Janeiro

Samuel Albrecht e Isabel Swan (E). (Foto: Ane Meira Mancio/Veleiros do Sul)

As classes olímpicas da vela começam nesta segunda-feira (27) a disputa da 28ª Semana Internacional de Vela do Rio de Janeiro. O evento terá como sede o Iate Clube do Rio de Janeiro e já tem confirmada a participação de velejadores de mais de dez países nas dez classes que fazem parte do programa do Rio 2016. Nomes como os australianos campeões mundiais de 470 Matthew Belcher e Will Ryan, e o espanhol Íker Martinez, comandante do Desafio Mapfre na última Volvo Ocean Race, já confirmaram presença.

Na classe Nacra 17 a dupla mais cotada para a vaga é a do gaúcho Samuel Albrecht, que fará a sua estreia em competições com a nova parceira Isabel Swan. Os dois têm na bagagem a experiência da participação em Olimpíada. Isabel sabe bem como é subir no pódio, já que possui, ao lado de Fernanda Oliveira, a única medalha da vela feminina, o bronze na classe 470 conquistado em Pequim. A dupla também foi convocada pela Confederação Brasileira de Vela para a disputa do Aquece Rio, segundo evento teste do Rio 2016, que será disputado em agosto.

“A estreia é sempre importante, queremos colocar em prática o que estamos treinando ao longo dos últimos dois meses. É um desafio, pois queremos estar competitivos e estamos trabalhando firme para isso. Será o primeiro termômetro antes do evento teste. Não temos grandes expectativas de resultados e queremos conseguir manobrar bem e acertar na tática, sempre dentro da segurança, quando houver vento mais forte, por exemplo”, disse Isabel.

Na classe 470 masculino, participam os gaúchos bicampeões sul-americanos Geison Mendes e Gustavo Thiesen, que buscam o tricampeonato. “Nós treinamos principalmente no Guaíba, que nesse momento de cheia está com muita correnteza, condições similares que vamos encontrar na Baía da Guanabara. Estamos afinados e nesta semana começamos o treinamento na raia do Rio enquanto a classe 470 espera a sua vez de entrar na disputa do evento. Estamos confiantes”, disse o proeiro Gustavo.

Na Semana do RJ também merecem destaque as medalhistas de prata no Pan de Toronto na classe 49er FX Martine Grael e Kahena Kunze, e os medalhistas de ouro Ricardo Bimba Winicki e Patricia Freitas, ambos da classe RS:X. Os quatro já estão classificados para a Olimpíada do Rio 2016.

Voltar Todas de Esporte

Compartilhe esta notícia:

Confira a classificação e os resultados do Brasileirão
Caso de assédio sexual envolvendo atleta brasileiro continua sendo investigado em Toronto
Deixe seu comentário
Pode te interessar